Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNNA STEPHANYE MACEDO COELHO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNNA STEPHANYE MACEDO COELHO DE LIMA
DATA : 28/05/2024
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ARGUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO: Cultivando o pensamento metacognitivo e autorregulador para promover a Educação Ambiental



PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação; autorregulação; educação ambiental; metacognição. 


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino está na Constituição Federal de 1988, tendo como objetivo a conscientização para uma melhor qualidade de vida para todos. Logo, a Educação Ambiental – doravante EA - está diretamente ligada à forma como o sujeito se relaciona com o meio, isto é, a sua responsabilidade social. Este estudo defende que as práticas argumentativas e o potencial metacognitivo presente nelas, auxiliam a construção do conhecimento científico e levam à reflexão crítica, dessa forma, atuam como recursos essenciais à autorregulação do comportamento, pois possibilitam que os estudantes arquitetem estratégias de regulação e alcancem seus objetivos. A partir dessa compreensão sobre as potencialidades da argumentação, buscaremos analisar as contribuições da argumentação no ensino de Educação Ambiental e sua possibilidade de promover uma reflexão crítica e autorreguladora frente à crise socioambiental enfrentada pelo planeta Terra. A fim de alcançar o objetivo da pesquisa, classificamos esta investigação como uma abordagem qualitativa, tendo como método de tratamento, a pesquisa participante, através de ações metodológicas específicas, que serão divididas em seis etapas. Em cada etapa iremos realizar a coleta de dados, serão utilizados instrumentos como: questionários estruturados, visando analisar os argumentos levantados pelos estudantes, observação, documentos e videogravações, com o propósito de examinar e interpretar os materiais para coleta de informações significativas. Esperamos que as ações desenvolvidas na pesquisa venham promover  a argumentação, gerando o pensamento crítico e reflexivo, proporcionando um funcionamento metacognitivo e autorregulador por parte dos estudantes, além de aumentar a conscientização deles às questões ambientais, como a crise socioambiental global.


 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Interno - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Externa à Instituição - RONISE RIBEIRO CORRÊA
Notícia cadastrada em: 20/05/2024 14:51
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