Ensino de física numa perspectiva inclusiva na percepção dos egressos do curso de licenciatura em física da UFPE-CAA
PALAVRAS CHAVE: Inclusão Escolar, Ensino de Física, Pessoa com deficiência.
Esta tem a intenção de investigar como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no ensino de física por egressos da licenciatura em Física da UFPE-CAA. Para tanto nossa indagação: Como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no ensino de física por egressos da licenciatura em Física da UFPE/CAA, buscando saber se o curso universitário pode dar suporte suficiente para a superação de dificuldades relacionadas à educação inclusiva, na perspectiva dos egressos? . Enquanto objetivo geral: Investigar como são vivenciados os desafios da inclusão escolar no ensino de física por egressos da licenciatura em Física da UFPE/CAA, buscando saber se o curso universitário pode dar suporte suficiente para a superação de dificuldades relacionadas à educação inclusiva, na perspectiva dos egressos e específicos a) mapear estudos realizados no Brasil, que relacionam a inclusão no Ensino de Física; b) escrutinar a formação de professores de física numa perspectiva inclusiva no ensino superior; c) investigar as vivências e processos didáticos na prática pedagógica e docente de professores de física egressos da UFPE/CAA, no sentido de uma educação numa perspectiva inclusiva. A metodologia terá uma abordagem qualitativa, em relação aos objetivos, essa pesquisa é descritiva e exploratória e como coleta e produção de dados os instrumentos serão: questionário e entrevista narrativa. Quanto aos participantes e local: egressos do curso licenciatura em Física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Os dados coletados na pesquisa serão analisados através do método de análise de conteúdo. Pretende-se obter informações gerais sobre a trajetória docente desses profissionais, bem como refletir sobre suas vivências, identificando os desafios da inclusão escolar no ensino de física a partir da percepção dos participantes da pesquisa.