Currículos da licenciatura em matemática e a perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais
Currículo de Matemática; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10.639
A matemática tem sua história fincada no continente africano e diversos estudos apontam a importância do continente africano no desenvolvimento dessa ciência. Sendo assim, a matemática pode ser considerada um rico campo para a abordagem da Educação das relações Étnico-Raciais (ERER). A ERER teve como marcos a sanção das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008. Entretanto, mesmo com o passar de todos esses anos, a ERER ainda passa por diversos percalços, sendo um deles a formação de professores. Entende-se que é fundamental que o currículo da formação inicial de professores de matemática apresente um arcabouço teórico e metodológico para que esses profissionais tenham condições de atuar numa perspectiva antirracista. Assim, o referido projeto de pesquisa pretende analisar os currículos prescritos das licenciaturas em matemática ofertadas nos Estados de Pernambuco e Paraíba na perspectiva da ERER. A escolha dos referidos estados se justifica pois, tanto Pernambuco(PE) como a Paraíba(PB) apresentam fortes conexões com a cultura afro-brasileira. Para isso, será buscada as Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de licenciatura em matemática nos supracitados estados e, posteriormente, terão seus currículos analisados sob a perspectiva antirracista.