DECISÕES DIDÁTICAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUANDO O SABER FRACIONARIO SE TORNA OBJETO DE ESTUDO
Decisões Didáticas; Conhecimentos e Concepções do Professor; Ensino de Frações.
O presente estudo tem por objetivo analisar as Decisões Didáticas do professor de Matemática no âmbito das macrodecisões e microdecisões tomadas para o ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, pretendemos identificar nas macrodecisões didáticas tomadas pelo professor, os conhecimentos e concepções mobilizados para elaboração do planejamento de aula para o ensino de frações, bem como, analisar as microdecisões didáticas tomadas pelo professor durante o momento de sua atuação em sala de aula. Para isso, optamos pelo referencial teórico que trata das Decisões Didáticas situando nosso estudo, a princípio, na Teoria das Situações Didáticas (TSD) desenvolvida por Guy Brousseau (1986), e de modo específico, na ampliação de uma ferramenta dessa teoria, o modelo de níveis de atividade do professor, proposta por Margolinas (2002), tocante aos conhecimentos e concepções dos professores de Matemática nos reportaremos aos estudos desenvolvidos por Shulman (1986,1987). Desta forma, nossa pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, uma vez que a pretensão desse estudo é a de construir conhecimento acerca das Decisões Didáticas do professor de Matemática frente ao saber fracionário fazendo uso do conhecimento já construído em relação a essa temática. Conforme os objetivos por nós elencados, situamos a presente pesquisa enquanto estudo de caso, fazendo uma análise consistente de um caso específico utilizando-nos de dados e informações coletadas via observação de aulas e entrevista semiestruturada com o professor participante da pesquisa, destacando ainda a pertinência do uso da videogravação e do diário de campo.