A RELAÇÃO AO SABER NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: contribuições ao modelo de análise da dimensão cognitiva (MAC)
Teoria Antropológica do Didático; relação pessoal ao saber; TAD; meta-análise; mapeamento educacional.
A pesquisa apresentada neste projeto tem como objetivo central propor um conjunto de categorias para otimizar o uso da noção de relação pessoal ao saber como unidade de análise na Teoria Antropológica do Didático (TAD). Criada por Yves Chevallard em meados da década de 1980, a TAD traz importantes noções teóricas que se prestam a revelar condições e restrições na difusão dos saberes. Aqui no Brasil, mapeamentos recentes mostram que o uso da TAD tem sido crescente. Em março de 2023, no Banco de Teses e Dissertações da CAPES havia mais de 60 teses que foram defendidas entre 2005 e 2022. Em 2018, a tese de José Luiz Cavalcante apresentou uma contribuição teórica para a teoria, a partir do Modelo de Análise da Dimensão Cognitiva (MAC), cuja noção de relação pessoal ao saber é fundamental. Apesar da importância desse conceito para a TAD e para o MAC, não observamos a proposição ou indicação de categorias para sua análise, nossa hipótese é que essa lacuna ajuda a naturalizar o uso do conceito. Assim, nossa questão norteadora é: que elementos teóricos e práticos podem ser utilizados para construção de categorias para a utilização da noção de relação pessoal ao saber como unidade de análise na TAD? De cunho qualitativo, a dissertação será apresentada no formato multipaper e pretende desenvolver três estudos. O primeiro (1) estudo é um mapeamento vertical e visa compreender como a noção de relação pessoal ao saber é explorada enquanto unidade de análise nas pesquisas que trazem a TAD como teoria principal. No segundo (2), refletiremos sobre a proposição de um conjunto de categorias analíticas para serem integradas ao MAC. No terceiro (3), buscaremos realizar um processo de meta-análise para aplicar as categorias em algumas pesquisas já concluídas e mapeadas pelo primeiro artigo. Atualmente, terminamos a produção da primeira versão do estudo (1) e seus resultados são discutidos no corpo do projeto.