Atividades experimentais para o ensino de astronomia:
domos geodésicos, globos e meteoritos.
Astronomia; Ensino Médio; Ensino de Física
O ensino de astronomia em escolas públicas representa um constante desafio. Refletindo sobre essa prática, pudemos identificar 3 problemas: (i) Falta de familiaridade com céu noturno e os objetos astronômicos, pois a luminosidade dos ambientes urbanos impede que a grande maioria das pessoas observe o céu noturno; (ii) Incompreensão das dimensões astronômicas e pouca familiaridade com a aparência real dos corpos celestes; (iii) Desinteresse por astronomia, motivado por aparente desconexão com a realidade cotidiana e falta de aplicações práticas. Neste trabalho, elaboramos e desenvolvemos três atividades em sala de aula que buscam envolver os alunos e os levar a se familiarizar com esta ciência de uma maneira mais envolvente, buscando minimizar tais problemas. Respectivamente, as atividades foram: (i) construção de um domo geodésico em papel e desenvolvimento de scripts do software Stellarium como um planetário de baixo custo para proporcionar uma experiência mais imersiva em termos de observação celeste; (ii) confecção de globos de corpos celestes, tais como Lua e Marte, de forma a adquirir uma melhor compreensão das escalas astronômicas e de noções de cartografia; (iii) coleta e identificação básica de meteoritos e simulação de crateras de impacto, tendo como contexto motivador a queda do Meteorito Serra do Magé, evento amplamente conhecido na localidade. Apresentamos um roteiro detalhado dessas atividades e discutimos os resultados de sua aplicação bem sucedida em sala de aula, onde constatamos seu impacto positivo sobre o processo de aprendizagem.