O USO DE BRINQUEDOS PARA O ENSINO DE MAGNETISMO: UMA ATIVIDADE MISTURANDO A FÍSICA E A DIVERSÃO
Brincadeiras, magnetismo, lúdico.
Esse trabalho propõe o uso de brinquedos e brincadeiras para o ensino de magnetismo nos anos finais do Ensino Médio. Os principais objetivos são os de melhorar a afinidade dos estudantes no estudo da física, a associação que os estudantes fazem do conteúdo estudado com o seu cotidiano e, também, o aprendizado no conteúdo de magnetismo, de forma que eles se sintam seguros para utilizar o conhecimento obtido em situações de seu cotidiano. Para isso, foram construídas 7 brincadeiras para serem executadas em grupo pelos alunos, todas as brincadeiras possuíam a presença de ímãs com diferentes formatos. Essas brincadeiras foram acompanhadas de dois questionários para os alunos responderem. Os questionários ajudaram a analisar, de maneira qualitativa, o conhecimento e a visão que os alunos tinham antes das brincadeiras e o que foi obtido após a realização das brincadeiras. Ao verificar as respostas dos estudantes nos questionários, a pesquisa demonstrou-se bastante satisfatória, pois ela mostrou que os estudantes tiveram uma melhora em cada um dos aspectos buscados nos objetivos iniciais.