ENSINO POR INVESTIGAÇÃO UTILIZANDO BRINQUEDOS EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Ensino por investigação, Brinquedos, Laboratório semiaberto
Nosso trabalho segue para a construção de uma aprendizagem
significativa, fundamentada nos Campos Conceituais de Vergnaud, onde
destacam-se os pontos fundamentais (Situação ou problema / Conceitos /
Esquema / Invariantes operatórios) a fim de seguir a teoria do ensino por
investigação numa proposta de laboratório aberto. Para o desenvolvimento das
atividades propostas utilizamos brinquedos e materiais de baixo custo com a
intencionalidade de auxiliar professores do Ensino médio na difícil tarefa de
estimular e despertar um maior interesse ao estudo da física. Construirmos
uma sequência didática com de cinco atividades, explorando os conteúdos de
Lei de Hooke, Energia mecânica (cinética, potencial elástica e potencial
gravitacional), sua dissipação, conservação e transformação. Após algumas
aplicações piloto em grupos de dois alunos, baseado na teoria
sociointeracionista de Levy Vygotsky, do nosso produto educacional.
Coletamos dados como cálculos, tabelas, gráficos e comentários sobre as
atividades realizadas pelos alunos podemos observar uma construção concreta
com uma aprendizagem com significado para os alunos onde os mesmos
puderam observar a utilização de fenômenos físicos em coisas simples que
cercam sua rotina mostrando que eles são agentes ativos de sua própria
história.