Banca de DEFESA: EDUARDO HENRIQUE BEZERRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO HENRIQUE BEZERRA DA SILVA
DATA : 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Bloco H
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO DE UM WEBSITE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÕES DE UM PROCESSO DE ENSINO COMO UMA EXPERIÊNCIA DE LINGUAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física; Produto Educacional; Website Educativo; Linguagem Científica.


PÁGINAS: 195
RESUMO:

Este trabalho buscou evidenciar a importância da formação continuada docente no ensino de física ao apresentar uma ferramenta pedagógica em formato de website educativo, um produto educacional batizado pelo nome de eduFísica, como proposta metodológica para indicar novos caminhos, uma vez que este ensino muitas vezes encontra-se desprovido de sentidos e significados para o estudante, ao não estabelecer conexões entre o conhecimento científico e a compreensão e resolução de problemas do mundo experienciado, contribuindo para reprovação e aversão à disciplina. Para isso, foi necessário discutir a história do ensino da física no país, a compreensão do currículo através das possibilidades e impossibilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já elucida a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, e então compreender os aspectos linguísticos por trás dos discursos dos docentes e discentes que também consolidam o ensino de física como uma experiência de linguagem, ou seja, a aquisição de uma nova linguagem, um letramento científico. Diante do exposto, esses pontos foram fundamentais para dar forma aos conteúdos didáticos aqui produzidos, como sequências didáticas, notas de aulas e listas de exercícios, disponibilizados e utilizados em sala de aula através do ambiente virtual construído a partir de conhecimentos básicos de programação, usando as linguagens HTML, CSS e JAVA SCRIPT, organizado levando em consideração conhecimentos da Arquitetura da Informação. Com isso, espera-se que este tipo de ferramenta possa possibilitar o estudo da disciplina para além da sala de aula e refletir no aumento da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, facilitando a organização das atividades e o acesso, por parte dos estudantes, a uma fonte de informações confiáveis. Este fato pôde ser observado através dos resultados coletados e analisados, após a aplicação do Produto Educacional, aqui expostos, despertando um maior interesse dos estudantes pela disciplina. O que é fundamental para compreensão da importância do acesso a esse tipo de conhecimento e assim o conectar às suas subjetividades e historicidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1579085 - GUSTAVO CAMELO NETO
Interna - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Externa ao Programa - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES - UFPE
Notícia cadastrada em: 29/08/2024 08:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06