Banca de DEFESA: ROSENILDO BETUEL SANGUINÊTO DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSENILDO BETUEL SANGUINÊTO DA SILVA SANTOS
DATA : 24/10/2025
HORA: 20:00
LOCAL: ONLINE (GOOGLE MEET)
TÍTULO:

APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE TERMODINÂMICA POR MEIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de física, sequência didática, termologia, aprendizagem significativa.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

O presente trabalho tem por fundamento a apresentação de uma proposta de Unidade de Ensino Potêncialmente Significativa para ensino de conceitos iniciais de termologia para segunda série do Ensino Médio e revisão destes mesmos conceitos para terceira série do Ensino Médio. A sequência didática proposta parte desde o pré-teste que dá início a UEPS onde é possível perceber quais conhecimentos iniciais os estudantes já possuem no início de cada processo de ensino, de acordo com cada fase da sua formação acadêmica e do interesse relativo a esta série. Para apresentação destes conceitos na segunda série foi feito uso de simulações interativas em vídeo que demonstravam situações cotidianas, com a finalidade de contextualizar os conteúdos ensinados. A revisão proposta na terceira série do Ensino Médio foi elaborada a partir da resolução de listas de exercícios com questões próximas as que serão respondidas nos processos seletivos inerentes ao final da formação básica dos estudantes. A efetividade da sequência didática proposta foi feita a partir de provas escritas que possibilitaram a comparação entre os conhecimentos prévios apresentados no pré-teste e os conhecimentos apresentados na resolução deste instrumento de avaliação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1259892 - HEYDSON HENRIQUE BRITO DA SILVA
Interno - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Externo ao Programa - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 24/10/2025 09:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01