Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIEL HUDSON CARNEIRO MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIEL HUDSON CARNEIRO MACIEL
DATA : 22/11/2024
LOCAL: https://meet.google.com/wpr-eiof-nvy
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DINÂMICO DAS PASSARELAS DE AÇO DO CAA – UFPE


PALAVRAS-CHAVES:

vibração livre; análise modal; impacto de calcanhares; passarelas de aço; MEMS


PÁGINAS: 147
RESUMO:

Historicamente, efeitos dinâmicos têm sido protagonistas em incidentes de pontes e passarelas de pedestres de aço, a exemplo do colapso da ponte de Tacoma Narrows e do efeito “lock-in” de vibração lateral na Millenium Bridge. Vibrações induzidas por cargas dinâmicas, como a caminhada e a corrida, ainda que não comprometam a segurança estrutural, podem gerar desconforto aos pedestres. Em virtude do desconforto sentido diariamente por professores e alunos do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, realizou-se, para esta dissertação, a avaliação estrutural dinâmica das 24 passarelas de aço, com ênfase em situações cotidianas de uso. Preliminarmente, realizou-se a análise de projeto estrutural das passarelas sob os critérios da norma ABNT NBR 8800 (2008). Foi constatada ampla margem de segurança e folga nos limites de plasticidade dos elementos. A análise dinâmica ocorreu em duas frentes, experimental e numérica. Na primeira foram realizados ensaios de impacto, gerados por queda de calcanhares, caminhada e corrida. A movimentação das  passarelas foi registrada através do aplicativo myFrequency v.2.2 com smartphones equipados com acelerômetros MEMS. Os dados registrados foram processados por um algoritmo Python de autoria própria,
resultando em valores de frequência natural, razão de amortecimento e níveis de aceleração. A modelagem numérica das passarelas foi realizada no
software Scia Engineer v.24, aplicando o método dos elementos finitos. Os resultados experimentais mostraram frequências naturais de 9,10 Hz a 13,69 Hz, e razões de amortecimento
de 2,34% a 6,04% para as passarelas. Embora as frequências naturais não estejam em desacordo com os limites normativos, os valores de aceleração são condizentes com os relatos de desconforto dos usuários. O estudo, então, comprovou a eficácia da metodologia experimental, a confiabilidade dos acelerômetros MEMS e a
importância da consideração do conforto dinâmico na avaliação de passarelas de aço.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2858245 - DOUGLAS MATEUS DE LIMA
Externo ao Programa - 2349419 - ELDER ALPES DE VASCONCELOS - nullInterno - ***.900.660-** - MOACIR KRIPKA - USP
Externo à Instituição - ZACARIAS MARTIN CHAMBERLAIN PRAVIA - UPF
Notícia cadastrada em: 31/10/2024 10:34
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