Banca de DEFESA: ANDRESSA MARIA SILVA LEITE ESTEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA MARIA SILVA LEITE ESTEVES
DATA : 25/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Online através da plataforma Google Meet às 14h
TÍTULO:

EFEITOS DA IRRIGAÇÃO COM ÁGUA CONTAMINADA POR IBUPROFENO E PARACETAMOL NO DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DO MILHO (ZEA MAYS)


PALAVRAS-CHAVES:

Águas Residuais. Fármacos. Água Contaminada. Bioacumulação.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

Estudos atuais mostram que as estações de tratamento não removem completamente os produtos farmacêuticos das águas residuais. Consequentemente, esses compostos são mais encontrados nos recursos hídricos, principalmente devido às descargas de águas residuais urbanas e industriais. Isso levanta preocupações, principalmente em relação aos seus impactos nos ecossistemas terrestres e aquáticos. Alguns estudos verificam a transferência destes contaminantes para os tecidos vegetais. Portanto, faz-se necessário avaliar os impactos do uso de águas contaminadas com fármacos em sistemas agrícolas, especialmente em culturas de grande importância alimentar mundial, como o milho, buscando tanto a preservação dos recursos hídricos quanto a segurança alimentar. O experimento foi estruturado em delineamento de blocos inteiramente casualizados com 12 tratamentos e quatro repetições, o arranjo dos tratamentos foi realizado a partir da combinação da aplicação de água bruta com adição de nutrientes (NPK) ao solo e de efluente tratado com ou sem aplicação de NPK ao solo, estes com ou sem adição de ibuprofeno e/ou paracetamol. Onde foram avaliadas variáveis como altura de planta, diâmetro de colmo, biomassa foliar e radicular, peso de 100 grãos. Foram constatadas mudanças no desenvolvimento das plantas com o uso de ibuprofeno e do paracetamol, porém houve diferenciação entre os efeitos dependendo da matriz que se encontrava. A cultura apresentou maior produtividade no tratamento com esgoto tratado com adição de macronutrientes e sem fármacos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2282722 - GILSON LIMA DA SILVA
Interna - 1061125 - ELIZABETH AMARAL PASTICH GONCALVES
Externa à Instituição - ÉRIKA ALVES TAVARES MARQUES
Notícia cadastrada em: 20/09/2025 17:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02