Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO FABRÍCIO ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO FABRÍCIO ARAÚJO
DATA : 28/10/2025
LOCAL: Sala virtual (Google Meet)
TÍTULO:

Baterias de lítio utilizadas em veículos elétricos: barreiras tecnológicas e regulatórias à implementação de um sistema eficiente de gestão de sucatas


PALAVRAS-CHAVES:

EV; LIB; gestão de resíduos.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

O ciclo de vida das baterias de lítio (LIBs), desde a extração da matéria prima até o fim da vida útil, apresenta desafio ambientais e perda de potencial. Os impactos ambientais estão relacionados à contaminação do solo e das águas, à intensificação do uso da terra, à supressão de ecossistemas e à escassez de recursos. Em relação ao potencial desperdiçado, mesmo no fim da vida útil, as LIBs retêm capacidade de armazenar energia, o que possibilita sua aplicação em sistemas estacionários de armazenamento de energia, prática conhecida como segunda vida. Outra oportunidade LIBs em fim de vida útil oferecem é a recuperação de componentes através da reciclagem. Embora o direcionamento para a segunda vida, adie temporariamente a reciclagem, as LIBs inevitavelmente alcançam o fim da sua utilidade, e nessa etapa precisam de um direcionamento correto. Ainda que não seja um processo universalmente estabelecido, ela reintroduz as LIBs em EoL e seus componentes novamente na economia circular. A reciclagem desempenha um papel fundamental na mitigação do acúmulo de resíduos de baterias em aterros sanitários, eliminando potenciais riscos ambientais e cria benefícios econômicos com a recuperação dos metais estratégicos. Consequentemente, diminui a pressão sobre a cadeia de suprimentos e fortalecendo viabilidade a longo prazo da tecnologia de baterias. Neste sentido, há uma carência de estudos na literatura, sobretudo na brasileira, que façam uma análise mais profunda quanto ao ciclo de vida das LIBs e sobre o sistema de gestão de baterias usadas, a fim de se evitar uma disposição inapropriada. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar as barreiras tecnológicas e regulatórias para implementação de um sistema de gestão eficiente de baterias no fim da vida útil utilizadas em veículos elétricos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADEMAR VIRGOLINO DA SILVA NETTO - UFPB
Externa ao Programa - 1809373 - MAISA MENDONCA SILVA - UFPEPresidente - 1654048 - SIMONE MACHADO SANTOS
Notícia cadastrada em: 30/09/2025 16:23
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