Educação; Gastos Públicos; Eficiência; DEA.
Os investimentos na área de educação básica apresentaram uma tendência ascendente ao longo dos anos. Além disso, a responsabilidade pela gestão dos recursos financeiros destinados a esse propósito tem sido transferida para os municípios, sendo a rede municipal a principal responsável pela oferta dos anos iniciais da educação. O desempenho brasileiro nos principais programas de avaliação de desempenho estudantil, no entanto, não tem apresentado melhora significativa. Diante desse cenário faz-se necessário acompanhar como esses recursos têm sido geridos. O presente trabalho busca analisar a eficiência do gasto público com educação para os anos iniciais de ensino, nos municípios brasileiros, no período compreendido entre os anos 2007 e 2019. Para tanto, será utilizado o método de análise envoltória de dados no modelo BCC (Banker, Charles, Cooper) que considera retornos variáveis de escala, orientado ao produto. Além disso, pretende-se identificar os grupos com semelhanças socioeconômicas e populacionais via análise de cluster, medir suas eficiências técnicas e observar o comportamento regional da eficiência.