DINÂMICA DA QUALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO: AVALIAÇÃO A PARTIR DOS MODELOS DE CONVERGÊNCIA
Convergência; Escolas Públicas; Pernambuco; IDEB; Análise Wavelet.
Este projeto investigará a convergência da qualidade das escolas públicas de ensino médio em Pernambuco, analisando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2005 a 2019. A investigação será conduzida por duas abordagens principais: a primeira avalia a convergência absoluta das notas do IDEB, e a segunda considera a convergência condicional, incorporando variáveis como o número de funcionários e a proporção de alunos por sala em cada escola. Além disso, será aplicada a análise wavelet para examinar a dinâmica temporal e as mudanças na qualidade educacional em diferentes escalas de tempo, permitindo uma compreensão mais detalhada das variações e tendências ao longo do período estudado. O objetivo é determinar se as políticas educacionais em Pernambuco têm promovido uma equalização efetiva da qualidade do ensino médio nas escolas públicas estaduais e avaliar se o modelo pernambucano pode servir como referência para outras regiões do Brasil. O método principal será baseado nos modelos de β-convergência, complementado pela análise wavelet, que oferece uma visão aprofundada das flutuações e padrões temporais na qualidade educacional.