Design e avaliacao de um protocolo de IA com foco na autonomia,
seguranca emocional e percepcao de aprendizagem dos estudantes em um
Ambiente Seguro de Aprendizado para Inovacao
Inteligência Artificial; Educação em Computação; Ambiente
Seguro de Aprendizagem
A pesquisa apresenta o design e a avaliação de um protocolo com o uso de AI
integrado em uma ferramenta de educação para avaliar dimensões de segurança
emocional, autonomia e percepção de aprendizagem de estudantes em um
Ambiente Seguro de Aprendizagem para Inovação. A metodologia utilizada foi
o Design Science Research (DSR) para desenvolver e avaliar o protocolo com
uso de AI com 74 estudantes do ensino superior em três turmas em ambientes
de aprendizagem para inovação, esse estudo utiliza a análise temática para
obter uma compreensão aprofundada das percepções dos estudantes acerca das
três dimensões estudadas. Como resultado, foi identificado que alunos
valorizam o protocolo para promover autonomia, segurança emocional e
percepção de aprendizagem, por meio do estabelecimento e monitoramento de
objetivos de aprendizagem; feedback instantâneo e personalizado em tempo
real; fornecimento de análises de aprendizagem e aplicação prática do
conteúdo, reforçando a assimilação e gestão da aprendizagem. Nesse sentido,
foi percebido que o feedback produzido pelo protocolo reduz o medo de
cometer erros ao longo da jornada de aprendizagem e desenvolve um ambiente
seguro onde os erros são vistos como parte da aprendizagem. Essas
evidências empíricas sobre as percepções dos alunos preenchem a lacuna
entre os marcos teóricos e as perspectivas dos usuários do mundo real,
demonstrando que o uso do protocolo com AI favorece o desenvolvimento de
ambientes de aprendizagem seguros de aprendizagem, desde que estejam
alinhados com as necessidades dos alunos e professores e os seus fatores
contextuais.