Investigating Engagement as an Agile Governance Critical Success
Factor for Organizational Transformations
Engajamento, Trabalho em Equipe, Times de Projeto de Software, Transformações Organizacionais, Teoria da Governança Ágil
As transformações organizacionais intensificaram a necessidade de equipes de projetos de software se adaptarem continuamente às mudanças. Nesse contexto, o engajamento no trabalho em equipe surge como um fator crítico para manter o interesse, a colaboração e o desempenho. No entanto, embora tenham sido desenvolvidos vários artefatos conceituais para explicar o engajamento, poucos são especificamente adaptados à dinâmica única, às modalidades de trabalho e à diversidade cultural das equipes de projetos de software. Existe uma lacuna prática paralela na compreensão de como o engajamento ocorre entre essas equipes. Abordar esse fenômeno é, portanto, essencial para ajudar tanto os líderes quanto os membros da equipe a promover ambientes de equipe mais engajados e resilientes em meio à complexidade e às mudanças rápidas. Esta pesquisa teve como objetivo explorar como o engajamento se manifesta nas equipes de projetos de software. Para isso, o estudo foi baseado na abordagem da Design Science Research (DSR), que apoia a investigação de problemas do mundo real e o desenvolvimento de artefatos produtores de conhecimento. O principal artefato desenvolvido foi um modelo teórico que explica como o engajamento se manifesta em equipes de projetos de software. O escopo da pesquisa consistiu em quatro fases: Ideação, Design, Desenvolvimento e Avaliação. Durante a fase de Ideação, foi realizada uma revisão exploratória da literatura para traçar as origens do engajamento e identificar suas expressões em diferentes contextos. A fase de Design incluiu dois estudos empíricos: um em um ambiente organizacional e outro em um contexto educacional. Essa fase também envolveu uma colaboração internacional que possibilitou observações de campo e entrevistas individuais com membros de três equipes ágeis multiculturais (no Canadá) e duas equipes ágeis monoculturais (no Nepal, remotamente), todas participando de um programa STEM. Na fase de Desenvolvimento, os dados foram analisados usando o Método de Comparação Constante (CCM) para identificar e refinar construções e variáveis observáveis do modelo teórico. A fase de Avaliação envolveu duas etapas: (i) dois grupos focais virtuais com 12 participantes, incluindo especialistas em engajamento e membros de equipes de software, e (ii) um questionário on-line compartilhado com equipes de projetos de software. A pesquisa, respondida por mais de 450 pessoas, incluiu 253 participantes de 76 equipes (monoculturais e multiculturais) com pelo menos três respondentes por equipe. A modelagem de equações estruturais foi usada para avaliar o modelo. Os resultados confirmam a relevância e a finalidade do modelo, fornecendo um artefato prático e teórico para ajudar as equipes de software a compreenderem como o engajamento ocorre em seu contexto. Trabalhos futuros incluem a operacionalização do modelo em espaços de trabalho reais e virtuais, o vínculo de práticas relatadas pelos participantes e exploração de aspectos temporais e das características do projeto e da equipe.