Banca de DEFESA: FULVIA FERNANDA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FULVIA FERNANDA DE LIMA
DATA : 30/06/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Auditorio do CIn - Bloco B
TÍTULO:

Investigating Engagement as an Agile Governance Critical Success 
Factor for Organizational Transformations


PALAVRAS-CHAVES:

Engajamento, Trabalho em Equipe, Times de Projeto de Software, Transformações Organizacionais, Teoria da Governança Ágil


PÁGINAS: 310
RESUMO:

 

As transformações organizacionais intensificaram a necessidade de equipes de projetos de software se adaptarem continuamente às mudanças. Nesse contexto, o engajamento no trabalho em equipe surge como um fator crítico para manter o interesse, a colaboração e o desempenho. No entanto, embora tenham sido desenvolvidos vários artefatos conceituais para explicar o engajamento, poucos são especificamente adaptados à dinâmica única, às modalidades de trabalho e à diversidade cultural das equipes de projetos de software. Existe uma lacuna prática paralela na compreensão de como o engajamento ocorre entre essas equipes. Abordar esse fenômeno é, portanto, essencial para ajudar tanto os líderes quanto os membros da equipe a promover ambientes de equipe mais engajados e resilientes em meio à complexidade e às mudanças rápidas. Esta pesquisa teve como objetivo explorar como o engajamento se manifesta nas equipes de projetos de software. Para isso, o estudo foi baseado na abordagem da Design Science Research (DSR), que apoia a investigação de problemas do mundo real e o desenvolvimento de artefatos produtores de conhecimento. O principal artefato desenvolvido foi um modelo teórico que explica como o engajamento se manifesta em equipes de projetos de software. O escopo da pesquisa consistiu em quatro fases: Ideação, Design, Desenvolvimento e Avaliação. Durante a fase de Ideação, foi realizada uma revisão exploratória da literatura para traçar as origens do engajamento e identificar suas expressões em diferentes contextos. A fase de Design incluiu dois estudos empíricos: um em um ambiente organizacional e outro em um contexto educacional. Essa fase também envolveu uma colaboração internacional que possibilitou observações de campo e entrevistas individuais com membros de três equipes ágeis multiculturais (no Canadá) e duas equipes ágeis monoculturais (no Nepal, remotamente), todas participando de um programa STEM. Na fase de Desenvolvimento, os dados foram analisados usando o Método de Comparação Constante (CCM) para identificar e refinar construções e variáveis observáveis do modelo teórico. A fase de Avaliação envolveu duas etapas: (i) dois grupos focais virtuais com 12 participantes, incluindo especialistas em engajamento e membros de equipes de software, e (ii) um questionário on-line compartilhado com equipes de projetos de software. A pesquisa, respondida por mais de 450 pessoas, incluiu 253 participantes de 76 equipes (monoculturais e multiculturais) com pelo menos três respondentes por equipe. A modelagem de equações estruturais foi usada para avaliar o modelo. Os resultados confirmam a relevância e a finalidade do modelo, fornecendo um artefato prático e teórico para ajudar as equipes de software a compreenderem como o engajamento ocorre em seu contexto. Trabalhos futuros incluem a operacionalização do modelo em espaços de trabalho reais e virtuais, o vínculo de práticas relatadas pelos participantes e exploração de aspectos temporais e das características do projeto e da equipe.



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - PATRÍCIA LOPES COSTA - OUTRA
Presidente - 2133438 - ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - MARCELO LUIZ MONTEIRO MARINHO - UFRPE
Externa à Instituição - SABRINA DOS SANTOS MARCZAK - PUC - RS
Interno - 2331131 - SERGIO CASTELO BRANCO SOARES
Notícia cadastrada em: 29/05/2025 10:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01