Banca de DEFESA: ANDRÉ LUIZ BARTHOLOMEU RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ LUIZ BARTHOLOMEU RIBEIRO
DATA : 26/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Analisando a Efetividade do PBL no Ensino de Programação de 
Software: Um Estudo Qualitativo em uma Turma Heterogênea


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino em Computação. Problem-Based Learning. Programação 
de Software. Turmas heterogêneas


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Na educação de computação, o ensino de programação de software é visto como 
um dos principais desafios devido a diversidade de linguagens e paradigmas, 
além da constante evolução das tecnologias e necessidades do mercado de 
trabalho. As abordagens ativas de aprendizagem, tais como os modelos 
baseados em projetos e problemas têm sido utilizados para contornar alguns 
desses desafios. No entanto, a diversidade de metodologias e formas de 
adoção destes modelos geram dúvidas quanto à efetividade da abordagem de 
aprendizagem utilizada, porque os resultados podem variar 
significativamente conforme o contexto educacional e as habilidades dos 
estudantes, dificultando a generalização dos benefícios observados. Em 
cenários onde esta diversidade se estende aos perfis dos alunos, como 
acontece em turmas heterogêneas, esta perspectiva pode revelar informações 
importantes para apoiar o professor em suas estratégias de ensino. Assim, 
este estudo investiga a percepção dos estudantes quanto aos princípios do 
Aprendizado Baseado em Problemas (no inglês, Problem-Based Learning ou PBL) 
no ambiente de aprendizagem de programação de software em turmas 
heterogêneas. O objetivo deste estudo é avaliar como a conformidade com os 
princípios relacionados aos problemas, ambiente de aprendizagem, capital 
humano, processos, conteúdo de apoio e modelo de avaliação afeta a 
efetividade do PBL, considerando a diversidade de conhecimentos, 
habilidades e atitudes dos alunos no trabalho em grupo. Para isso, foi 
realizado um estudo de caso qualitativo em uma turma de programação de 
software heterogênea, utilizando observação participante, questionários e 
análise documental. As contribuições potenciais incluem melhorias práticas 
do ensino de programação, avanços no entendimento da interação e 
aprendizado, e a promoção de uma educação mais eficaz e engajadora a partir 
de abordagens ativas como PBL. Os resultados indicam uma relação positiva 
entre a implementação da abordagem PBL e o aumento de retenção de 
conhecimento, habilidades e atitudes. No entanto, foi observado que alguns 
estudantes enfrentam dificuldades tanto na fase inicial do planejamento 
quanto na interação com o ambiente durante a resolução de problemas. 
Espera-se que os resultados auxiliem no estímulo à adoção de estratégias de 
ensino estimulantes na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, em 
constante evolução na área de computação, contribuindo para uma sociedade 
digitalmente capacitada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AFONSO HENRIQUE CORRÊA DE SALES - PUC - RS
Presidente - 1981503 - KIEV SANTOS DA GAMA
Interna - 1808687 - SIMONE CRISTIANE DOS SANTOS LIMA
Notícia cadastrada em: 12/09/2024 08:51
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