Algoritmo de Extração de Indicadores da Partida Automotiva para
Diagnóstico e Monitoramento de Baterias SLI
Baterias SLI, Sistema embarcado, Detecção de partida,
Variação de tensão, Deque monotônica, Janela deslizante, Estado de carga
(SOC), Manutenção preditiva, Algoritmos de monitoramento, Automotivo
Com os avanços da eletrificação veicular, diferentes tecnologias de
acumuladores de energia têm sido amplamente discutidas. As baterias de
lítio, devido à sua alta densidade energética e aos rigorosos requisitos de
segurança, tornaram-se destaque no setor, exigindo sistemas embarcados
sofisticados para monitoramento e aquisição de dados. Entretanto, as
baterias de chumbo-ácido do tipo SLI continuam sendo a solução mais
adequada para o sistema de partida dos veículos, graças à sua capacidade de
fornecer altas correntes por curtos intervalos, além de sua simplicidade e
confiabilidade. Apesar disso, essas baterias não dispõem de eletrônica
embarcada capaz de informar seu estado em tempo real, deixando o usuário
vulnerável a falhas inesperadas.
Neste contexto, este trabalho apresenta um algoritmo para detecção do
evento de partida automotiva baseado exclusivamente na leitura da tensão da
bateria. O método identifica padrões característicos da curva de tensão
durante a ignição, permitindo classificar partidas bem-sucedidas ou
malsucedidas sem a necessidade de sensores adicionais, reduzindo custos e
facilitando a integração em sistemas embarcados. A proposta foi
desenvolvida e validada a partir de dados em laboratório com diferentes
amostras de bateria, em estado de fim de vida, como também recém
fabricadas. A extração dos pontos característicos da curva de partida
possibilita a implementação de mecanismos de alerta antecipado sobre o
estado da bateria, contribuindo para maior confiabilidade, segurança e
prevenção de falhas inesperadas em veículos que utilizam baterias SLI.