Banca de DEFESA: SORAYA ROBERTA DOS SANTOS MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA ROBERTA DOS SANTOS MEDEIROS
DATA : 08/10/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Pensamento Computacional na Formação docente da Educação de Jovens
e Adultos: uma aplicação com a Poesia Compilada


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento Computacional; formação docente; ferramentas
metodológicas; Poesia Compilada; Educação de Jovens e Adultos.

 


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Pensamento Computacional (PC) é compreendido como um conjunto de técnicas
da computação que permite resolver problemas do cotidiano e pode ser
aplicado em outras áreas, dentre elas, a educação. A comunidade acadêmica,
visualizando essas potencialidades, tem praticado e recomendado o ensino de
PC em diversas áreas e níveis de ensino. No Brasil, o Currículo que rege a
Educação Básica estabelece a aplicação do Pensamento Computacional como
eixo formativo no ensino de Computação em documento complementar da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, é necessário formar
professores para que esse ensino seja capilarizado e tenha continuidade nas
salas de aulas, uma vez que a sua inserção já estava ocorrendo, mas por
meio de formações diretamente com os discentes, a exemplo da metodologia
Poesia Compilada que propõe o ensino de Pensamento Computacional pelo uso
de poemas. Para atender a essa demanda, grupos de pesquisas e entidades que
discutem sobre Computação no Brasil têm elaborado propostas e uma delas
focaliza na Educação de Jovens e Adultos. Atrelado a isso, surge também a
preocupação em criar ferramentas que auxiliem na construção do processo
formativo da ideação à publicação. Ciente dessa problemática, esta pesquisa
questiona: como formar professores da Educação de Jovens e Adultos para
atuar com Pensamento Computacional por meio da Poesia Compilada? Em busca
de responder a essa pergunta, o objetivo do estudo focaliza em investigar
uma proposta de formação para professores da Educação de Jovens e Adultos
para atuar com Pensamento Computacional por meio da Poesia Compilada. De
forma mais específica: i) analisar na literatura como a formação docente
vem sendo explorada para promover o Pensamento Computacional com Poesia
Compilada; ii) projetar ferramentas para auxiliar nas etapas de construção
do curso; e iii) construir um curso on-line para formar docentes da EJA em
Pensamento Computacional. Metodologicamente, a investigação se caracteriza
como uma pesquisa-ação, do tipo qualitativa. Como resultados, tem-se: a
criação de ferramentas para atuar no design de cursos com docentes em
Pensamento Computacional atrelado ao Método Paulo Freire e a EJA; a
construção de um Projeto-piloto ofertado para professores da EJA de
diferentes cidades e Unidades Federativas do Brasil e um consequente curso
on-line para esse respectivo público-alvo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CIBELLE AMORIM MARTINS - UFRN
Externa à Instituição - MARISTELA TERTO DE HOLANDA - UnB
Externo à Instituição - ROBERTO PEREIRA - UFPR
Presidente - 3144616 - FILIPE CARLOS DE ALBUQUERQUE CALEGARIO
Externo à Instituição - VINICIUS CARVALHO PEREIRA - UFMT
Notícia cadastrada em: 03/09/2025 07:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06