Pensamento Computacional na Formação docente da Educação de Jovens
e Adultos: uma aplicação com a Poesia Compilada
Pensamento Computacional; formação docente; ferramentas
metodológicas; Poesia Compilada; Educação de Jovens e Adultos.
Pensamento Computacional (PC) é compreendido como um conjunto de técnicas
da computação que permite resolver problemas do cotidiano e pode ser
aplicado em outras áreas, dentre elas, a educação. A comunidade acadêmica,
visualizando essas potencialidades, tem praticado e recomendado o ensino de
PC em diversas áreas e níveis de ensino. No Brasil, o Currículo que rege a
Educação Básica estabelece a aplicação do Pensamento Computacional como
eixo formativo no ensino de Computação em documento complementar da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, é necessário formar
professores para que esse ensino seja capilarizado e tenha continuidade nas
salas de aulas, uma vez que a sua inserção já estava ocorrendo, mas por
meio de formações diretamente com os discentes, a exemplo da metodologia
Poesia Compilada que propõe o ensino de Pensamento Computacional pelo uso
de poemas. Para atender a essa demanda, grupos de pesquisas e entidades que
discutem sobre Computação no Brasil têm elaborado propostas e uma delas
focaliza na Educação de Jovens e Adultos. Atrelado a isso, surge também a
preocupação em criar ferramentas que auxiliem na construção do processo
formativo da ideação à publicação. Ciente dessa problemática, esta pesquisa
questiona: como formar professores da Educação de Jovens e Adultos para
atuar com Pensamento Computacional por meio da Poesia Compilada? Em busca
de responder a essa pergunta, o objetivo do estudo focaliza em investigar
uma proposta de formação para professores da Educação de Jovens e Adultos
para atuar com Pensamento Computacional por meio da Poesia Compilada. De
forma mais específica: i) analisar na literatura como a formação docente
vem sendo explorada para promover o Pensamento Computacional com Poesia
Compilada; ii) projetar ferramentas para auxiliar nas etapas de construção
do curso; e iii) construir um curso on-line para formar docentes da EJA em
Pensamento Computacional. Metodologicamente, a investigação se caracteriza
como uma pesquisa-ação, do tipo qualitativa. Como resultados, tem-se: a
criação de ferramentas para atuar no design de cursos com docentes em
Pensamento Computacional atrelado ao Método Paulo Freire e a EJA; a
construção de um Projeto-piloto ofertado para professores da EJA de
diferentes cidades e Unidades Federativas do Brasil e um consequente curso
on-line para esse respectivo público-alvo.