Favorecendo a Aprendizagem Colaborativa em PBL: uma Solução
Automatizada para Formação de Equipes de Estudantes Baseada em Semântica de
Grupos
Ensino Superior de Computação, PBL, Aprendizagem
Colaborativa, Formação de Equipes, Web Semântica.
O PBL (Problem-Based Learning) é um modelo pedagógico que promove o
desenvolvimento de competências profissionais (conhecimentos, habilidades e
atitudes) para resolução de problemas por meio da aprendizagem colaborativa
alcançada no trabalho em equipes. Esse modelo tem se mostrado bastante
adequado ao ensino superior de computação, considerando que soluções
tecnológicas para problemas complexos são desenvolvidas por equipes de
profissionais de tecnologia com conhecimentos e habilidades diversas e
complementares. Nesse contexto, a formação efetiva de equipes é essencial
para o sucesso do PBL, pois pode potencializar o aprendizado e o
desenvolvimento dos estudantes . A formação de equipes utilizando o PBL
envolve esforço e observação de diversos aspectos, o que torna o
agrupamento manual ineficiente na formatação de equipes equilibradas. Além
disso, tanto o instrutor quanto o estudante podem participar do processo de
decisão de agrupamento, considerando as restrições definidas pelo instrutor
e a satisfação do estudante com as recomendações feitas, em geral,
associadas a afinidades com seus colegas. Nesse sentido, ao utilizar uma
abordagem automatizada que considere esses critérios, atributos dos
estudantes e afinidades, é possível agilizar o processo de estruturação de
equipes balanceadas entre si e mitigar a formação de equipes com baixo
potencial de sucesso. Motivado por esse propósito, este estudo considera a
seguinte questão de pesquisa: RQ) No contexto do ensino superior de
computação com PBL, como equipes balanceadas podem ser formadas
automaticamente, considerando critérios, atributos e afinidades
pré-definidos entre seus membros e mitigando o baixo potencial de sucesso
dessas equipes? Para responder essa questão, este estudo propõe uma
solução automatizada para formação de equipes de estudantes utilizando o
método DSR (Design Science Research) aplicado em ciclos evolutivos. Esta
solução considera múltiplos atributos dos indivíduos envolvidos, critérios
do organizador para divisão das equipes e afinidades entre seus membros,
usando uma estrutura semântica para formação de equipes. Protótipos do
sistema foram criados e avaliados ao longo dos ciclos de DSR para avaliar a
proposta, demonstrando conformidade com as restrições definidas e indicação
de equipes balanceadas. Os resultados obtidos indicaram correlações
positivas entre o balanceamento das restrições e o desempenho das equipes,
reforçando a relevância da solução automatizada para a formação de equipes
mais eficazes no contexto do PBL.