Desenvolvimento de jogos digitais para crianças e adolescentes: um
guia de práticas éticas para desenvolvedores
crianças e adolescentes; ética; jogos digitais; legislação;
design dark patterns; boas práticas
Crianças e adolescentes são usuários ativos e altamente engajados no
consumo de jogos digitais. Nos últimos anos, à medida que o volume de dados
compartilhados e a exposição online desses usuários aumentam,
intensificam-se os debates globais sobre violações dos direitos das
crianças no ambiente virtual e a necessidade de regulamentar práticas
éticas no design de jogos voltados a esse público. Na prática, observa-se
uma lacuna entre os princípios éticos, as exigências legais e algumas
decisões tomadas pelo mercado de jogos. Este trabalho propõe um guia de
boas práticas éticas para servir como suporte de orientação aos
desenvolvedores independentes de jogos. Para isso, compilamos a legislação
pertinente e as recomendações da literatura sobre jogos — com ênfase em
design dark patterns — elaborando uma lista de hipóteses que foi submetida
a um grupo de desenvolvedores por meio de um survey para validação. Como
resultado, elegemos 48 boas práticas, organizadas em 9 categorias e
apontamos quais foram consideradas mais relevantes pelos desenvolvedores.