Banca de DEFESA: PATRICIA MORALES ANASTACIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA MORALES ANASTACIO
DATA : 09/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Proposta de Melhoria em um Portal Governamental: Uma Abordagem 
baseada na Usabilidade e Experiência do Usuário


PALAVRAS-CHAVES:

Transferegov.br; Sistemas Governamentais; Design Centrado 
no Usuário; Usabilidade; Experiência do Usuário


PÁGINAS: 121
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é desenvolver e avaliar uma proposta de melhoria 
para o portal Transferegov.br, com os princípios de Design Centrado no 
Usuário, visando melhorar a experiência do usuário e a usabilidade. Os 
objetivos específicos incluem: (1) Compreender as funcionalidades atuais do 
portal Transferegov.br, identificando suas limitações e oportunidades de 
melhoria; (2) Propor melhorias no portal, fundamentadas nas limitações e 
oportunidades identificadas, além da literatura científica; (3) Desenvolver 
um protótipo que demonstre essas melhorias; (4) Avaliar a solução proposta 
através da interação dos usuários com o protótipo, utilizando indicadores 
de usabilidade e experiência do usuário. A pesquisa adota a metodologia de 
Design Science Research (DSR), incorporando revisão bibliográfica, 
entrevistas, prototipação e avaliação por meio de grupos focais e 
questionários. A Proposta de melhoria do portal Transferegov.br foi 
validada por meio de dois grupos focais e a aplicação de questionários 
System Usability Scale (SUS) e User Experience Questionnaire (UEQ). O 
primeiro grupo focal, composto por 6 representantes de dois órgãos 
governamentais, avaliou a viabilidade considerando limitadores 
orçamentários e de recursos humanos. O segundo grupo focal, com 5 analistas 
da Caixa Econômica Federal, focou na usabilidade e experiência do usuário. 
Os analistas atribuíram ao protótipo uma pontuação média de 79 no SUS, 
indicando níveis de usabilidades "Aceitável" e "Bom", em comparação com a 
pontuação 36,5 do Transferegov.br atual, que indicava níveis “Não 
aceitável” e “Pobre”. O UEQ classificou a experiência do usuário da 
proposta entre os 10% dos melhores produtos avaliados, enquanto o 
Transferegov.br foi avaliado entre os 25% piores. Além disso, foram 
fornecidas sugestões para o refinamento da proposta. Conclui-se que as 
melhorias propostas têm um impacto positivo na usabilidade e experiência do 
usuário. A metodologia aplicada pode ser adaptada para outros sistemas 
governamentais, ampliando o impacto positivo para diferentes sistemas e 
grupos de usuários.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANO BESSA ALBUQUERQUE - UNIFOR
Presidente - 2133438 - ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
Interno - 1164718 - HERMANO PERRELLI DE MOURA
Notícia cadastrada em: 23/08/2024 11:03
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