Banca de DEFESA: IGOR DE MOURA PHILIPPINI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR DE MOURA PHILIPPINI
DATA : 28/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Hydra: A Multi-Task Learning Approach to Fine-Grained Leaf-Level
Agricultural Diagnostics


PALAVRAS-CHAVES:

aprendizagem de máquina; visão computacional; detecção de doenças em plantas; assistente de fitopatologia

Quanto a concentração, creio que "Inteligência Computacional" se encaixe melhor mesmo, obrigado de antemão pela correção!


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Pragas e doenças representam grandes desafios na agricultura, levando a perdas econômicas significativas. O uso incorreto de pesticidas, frequentemente decorrente de diagnósticos errados, agrava o problema, especialmente para agricultores familiares que não possuem acesso ao suporte especializado e acesso a informações em tempo hábil. Embora existam sistemas de visão computacional que auxiliam nesse problema com sua capacidade de detectar doenças em plantas a partir de imagens de folhas ou frutos, a maioria está limitada a esta única tarefa e não contempla o processo diagnóstico completo exigido em cenários práticos.
Este trabalho propõe uma abordagem unificada baseada em Multi-Task Learning (MTL) para lidar com múltiplas tarefas relacionadas ao processo de diagnóstico de doenças em plantas a partir de uma única imagem de entrada. O modelo proposto é capaz de: (i) determinar se uma imagem contém uma folha, (ii) detectar se a folha está saudável ou doente, (iii) classificar a espécie da planta, (iv) identificar o provável agente patogênico, (v) detectar macro-sintomas visíveis associados à doença e (vi) classificar a doença específica da planta, quando presente.
Para dar suporte à utilização prática, também desenvolvemos um sistema completo de diagnóstico em torno do modelo, que inclui detecção e segmentação automáticas das folhas, permitindo o processamento de todas as folhas presentes em uma imagem. O sistema é exposto por meio de uma API RESTful, que serve como interface central para inferências. Além disso, uma aplicação web intuitiva é construída sobre essa API, possibilitando que usuários finais—como agricultores e técnicos agrícolas—interajam facilmente com o modelo e testem suas funcionalidades através de uma interface visual acessível.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JAYME GARCIA ARNAL BARBEDO - EMBRAPA
Presidente - 1412012 - FERNANDO MACIANO DE PAULA NETO
Interno - 1845999 - STEFAN MICHAEL BLAWID
Notícia cadastrada em: 17/06/2025 12:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02