Banca de DEFESA: RICARDO ERALDO DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO ERALDO DE SANTANA
DATA : 18/06/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Auditorio do CIn - Bloco B
TÍTULO:

Favorecendo a Aprendizagem Colaborativa em PBL: uma Solução 
Automatizada para Formação de Equipes de Estudantes Baseada em Semântica de 
Grupos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Superior de Computação, PBL, Aprendizagem 
Colaborativa, Formação de Equipes, Web Semântica.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O PBL (Problem-Based Learning) é um modelo pedagógico que promove o 
desenvolvimento de competências profissionais (conhecimentos, habilidades e 
atitudes) para resolução de problemas por meio da aprendizagem colaborativa 
alcançada no trabalho em equipes. Esse modelo tem se mostrado bastante 
adequado ao ensino superior de computação, considerando que soluções 
tecnológicas para problemas complexos são desenvolvidas por equipes de 
profissionais de tecnologia com conhecimentos e habilidades diversas e 
complementares.  Nesse contexto, a formação efetiva de equipes  é essencial 
para o sucesso do PBL, pois pode potencializar o aprendizado e o 
desenvolvimento dos estudantes . A formação de equipes utilizando o PBL 
envolve esforço e observação de diversos aspectos, o que torna o 
agrupamento manual ineficiente na formatação de equipes equilibradas. Além 
disso, tanto o instrutor quanto o estudante podem participar do processo de 
decisão de agrupamento, considerando as restrições definidas pelo instrutor 
e a satisfação do estudante com as recomendações feitas, em geral, 
associadas a afinidades com seus colegas. Nesse sentido, ao utilizar uma 
abordagem automatizada que considere esses critérios, atributos dos 
estudantes e afinidades, é possível agilizar o processo de estruturação de 
equipes balanceadas entre si e mitigar a formação de equipes com baixo 
potencial de sucesso. Motivado por esse propósito, este estudo considera a 
seguinte questão de pesquisa: RQ) No contexto do ensino superior de 
computação com PBL, como equipes balanceadas podem ser formadas 
automaticamente, considerando critérios, atributos e afinidades 
pré-definidos entre seus membros e mitigando o baixo potencial de sucesso 
dessas equipes?  Para responder essa questão, este estudo propõe uma 
solução automatizada para formação de equipes de estudantes utilizando o 
método DSR (Design Science Research) aplicado em ciclos evolutivos. Esta 
solução considera múltiplos atributos dos indivíduos envolvidos, critérios 
do organizador para divisão das equipes e afinidades entre seus membros, 
usando uma estrutura semântica para formação de equipes. Protótipos do 
sistema foram criados e avaliados ao longo dos ciclos de DSR para avaliar a 
proposta, demonstrando conformidade com as restrições definidas e indicação 
de equipes balanceadas. Os resultados obtidos indicaram correlações 
positivas entre o balanceamento das restrições e o desempenho das equipes, 
reforçando a relevância da solução automatizada para a formação de equipes 
mais eficazes no contexto do PBL.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL SERRÃO SCHNEIDER - UFRJ
Presidente - 1932093 - JESSYKA FLAVYANNE FERREIRA VILELA
Interna - 1808687 - SIMONE CRISTIANE DOS SANTOS LIMA
Notícia cadastrada em: 19/05/2025 09:33
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