Banca de DEFESA: PEDRO AUGUSTO DE ALMEIDA FALCAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO AUGUSTO DE ALMEIDA FALCAO
DATA : 26/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Auditorio do CIn - Bloco B
TÍTULO:

A Efetividade do PBL no Ensino de Sistemas de Informação: Uma 
Análise Longitudinal Ex Post Facto


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Computação; Ensino Superior; Problem-Based 
Learning; PBL; Desenvolvimento de Competências; Gestão de Competências; 
Análise de dados.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

A entrada de novos profissionais no mercado de trabalho de Computação está 
cada vez mais competitiva, exigindo inúmeras competências técnicas, 
não-técnicas e experiência prática. Na Academia, por um lado, a formação 
ainda possui um viés majoritariamente técnico e teórico, limitando o 
estudante quanto às demandas exigidas pelo mercado, além de não cativar o 
seu interesse. Por outro lado, os docentes precisam se adaptar 
constantemente aos avanços tecnológicos, enquanto mantêm o engajamento 
discente e os preparam para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que 
lidam com as limitações estruturais, sobrecarga de turmas com números 
excessivos de alunos e a cobrança contínua por resultados. Diante disso, as 
metodologias ativas de ensino surgem para superar lacunas na formação, com 
abordagens de ensino compatíveis à necessidade do mercado de trabalho. Este 
estudo, portanto, visa avaliar a efetividade de uma dessas metodologias, 
baseada no modelo PBL (Problem-Based Learning), por meio de uma análise 
longitudinal ex post facto em dezessete turmas de uma disciplina do curso 
de Sistemas de Informação de uma universidade pública brasileira. A partir 
de dados coletados por meio do uso do modelo de avaliação PBL-SEE, os 
resultados evidenciam a efetividade sob os três níveis: Aluno (com cinco 
dimensões), Metodologia e Ensino. A análise considerou o desenvolvimento de 
competências não-técnicas dos discentes, o domínio técnico dos conteúdos, a 
satisfação do cliente, a condução e a gestão dos projetos e a qualidade das 
soluções propostas, no nível do Aluno, além da maturidade metodológica e a 
avaliação do ensino nos outros dois níveis. Os estudantes apresentaram 
evolução entre o primeiro e último ciclo de aprendizagem nas cinco 
dimensões do seu nível, com destaque para um crescimento de 16,4% na 
dimensão de Processo. Quanto às competências não-técnicas, Colaboração, 
Comprometimento e Avaliação foram as mais evidenciadas, enquanto a 
Inovação, Planejamento e Autoiniciativa foram as mais desafiadoras. A 
Metodologia aplicada demonstrou uma alta maturidade classificada como 
“Satisfatória”, com valor médio de 8,92 (em escala de 0 a 10) na aderência 
aos princípios do PBL entre as turmas avaliadas. O Ensino também foi 
classificado como “Bom”, com média de 4,55 (em escala de 1 a 5) nos 15 
aspectos avaliados. Por fim, a partir da percepção dos discentes, uma 
análise qualitativa em 142 pontos fortes e 79 pontos de melhoria traz 
considerações para o aprimoramento das práticas docentes e para o aumento 
da maturidade metodológica nas futuras aplicações.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALIXANDRE THIAGO FERREIRA DE SANTANA - OUTRA
Presidente - 1675582 - CLEBER ZANCHETTIN
Interna - 1808687 - SIMONE CRISTIANE DOS SANTOS LIMA
Notícia cadastrada em: 08/05/2025 10:37
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