PLATAFORMA PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NA CRIAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DO PLANEJAMENTO COLABORATIVO DE AULAS
Colaboração Docente, Apropriação de Conhecimento,
Planejamento de Aula, Colaboração Profissional.
A pesquisa foca na teoria da criação de conhecimento organizacional,
utilizando a espiral do conhecimento e o modelo SECI para entender o
processo contínuo de aquisição e transferência de conhecimento. Enfatiza a
importância do conhecimento tácito na inovação e aprendizado
organizacional. A criação de conhecimento organizacional, conforme Nonaka e
Takeuchi, baseia-se na espiral do conhecimento, que evolui desde a
socialização até a internalização, integrando conhecimento tácito e
explícito. Este projeto explora a aplicação desta teoria na educação, com
ênfase na troca de experiências e apropriação do conhecimento por
professores para o planejamento de aulas. A pesquisa visa abordar os
desafios enfrentados pelos professores no compartilhamento de experiências
profissionais e na apropriação do conhecimento em ambientes colaborativos
online. É enfatizada a complexidade da profissão docente e a necessidade de
formação continuada, integrando aprendizagem colaborativa e tecnologia. O
objetivo é desenvolver uma funcionalidade para plataforma colaborativa
Inovaula.com para facilitar a troca de experiências profissionais no
contexto do planejamento de aulas, visando aprimorar a apropriação do
conhecimento por professores. A metodologia adotada inclui a aplicação de
técnicas de etnografia digital e cognição situada, para investigar as
práticas de planejamento de aula dos professores. Utiliza-se também Design
Science Research para desenvolver e avaliar artefatos (sistema/plataforma)
que solucionam problemas práticos, promovendo a convergência entre teoria e
prática. Espera-se que a plataforma Inovaula.com evolua para apoiar
efetivamente o planejamento colaborativo, a criação e a apropriação de
conhecimento entre professores. Dessa forma, será possível uma interação
mais rica e estruturada entre os docentes, o que aumentará a capacidade de
aprimoramento profissional contínuo. Dessa forma, isso contribuirá para a
evolução das práticas pedagógicas e para o aperfeiçoamento profissional dos
educadores, o que aumentará a qualidade do ensino e enriquecerá a
experiência de aprendizagem dos alunos.