PLATAFORMA PARA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE HABILIDADES
PROFISSIONAIS
competência profissional, Didática Profissional,
autorregulação, habilidades profissionais
O termo competência remete a um conjunto de aptidões que permite resolver
situações mobilizando diferentes recursos cognitivos, isto é, saberes,
valores e raciocínio. Ela se manifesta durante a execução de atividades
visto que requer avaliação de recursos disponíveis e o discernimento em
tempo real e é adquirida de forma processual sob um processo de
aprendizagem contínua. Nossa proposta de tese está amparada na Didática
Profissional e na autorregulação da aprendizagem e consolida artifícios
para que os próprios estudantes regulem o desenvolvimento de suas
habilidades técnicas com vista ao aperfeiçoamento das competências
profissionais. A pesquisa foi realizada através da consolidação de
resultados de seis estudos sucessivos que abordam revisões da literatura,
análises etnográficas do contexto de investigação, processo de concepção e
validação da plataforma, bem como, a análise da efetividade, da
atratividade e dos benefícios de sua utilização. Concebemos, nesta
pesquisa, uma plataforma web composta por mídias digitais para observação
do exercício profissional e por recursos funcionais para o registro de
ações de planejamento, execução e autoanálise que contribuem para a
autorregulação da aprendizagem. Entendemos que a autorregulação do
desenvolvimento de habilidades profissionais aplicadas ao ensino técnico é
um caminho para uma maior autonomia do estudante (aprendiz em formação) e
para o exercício profissional do futuro trabalhador (aprendiz ao longo da
vida).