Impacts and critical success factors of digital transformation in
the Brazilian automotive industry: a qualitative study
Transformação Digital; Fatores Críticos de Sucesso; Indústria
Automotiva Brasileira.
A indústria automobilística sofreu uma verdadeira revolução econômica e
tecnológica nos últimos anos, adaptando-se continuamente a um mundo cada vez
mais digitalizado. A Transformação Digital desempenha um papel proeminente ao
representar uma mudança abrangente que vai além da mera incorporação de
tecnologias digitais em produtos automotivos. As empresas automotivas têm se
esforçado para redefinir suas estratégias competitivas a fim de se adaptarem às
peculiaridades desta Era Digital.
Esta tese tem como objetivo identificar os impactos da transformação
digital no setor automotivo brasileiro e esclarecer os fatores críticos de sucesso na
implementação de projetos de transformação digital, frente aos desafios e mudanças
impostos pela economia digital.
Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas
semiestruturadas com 14 executivos C-Level de cinco grandes fabricantes de
veículos do Brasil (o que representa mais de 2/3 desse setor), e o software
MAXQDA apoiou a análise dos dados qualitativos.
Esta tese aborda uma lacuna na pesquisa acadêmica focada em
impactos e fatores críticos de sucesso para projetos de transformação digital,
particularmente no contexto da Indústria Automotiva Brasileira (IAB), para fornecer
insights significativos para pesquisas futuras e contribuir para a base de
conhecimento científico sobre transformação digital.
Os principais resultados desta pesquisa são identificar e qualificar os
impactos e fatores críticos comuns de sucesso na implementação de projetos de
transformação digital na IAB e propor um modelo que possibilite sua implementação
em projetos futuros para aumentar suas chances de sucesso no mercado
competitivo atual.
Esta tese contribui para a literatura especializada ao integrar teoria
e prática sobre transformação digital, destacando a importância de fatores como
liderança, estratégia e inovação organizacional, e fornecendo um modelo prático
baseado nos resultados obtidos para aplicação em iniciativas futuras.