Banca de DEFESA: ANDERSON APOLONIO LIRA QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON APOLONIO LIRA QUEIROZ
DATA : 16/08/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

SIMA-IoV – Arquitetura baseada em Contexto para Seleção Inteligente 
do Método de Autenticação na Internet de Veículos 5G


PALAVRAS-CHAVES:

Internet de Veículos, Autenticação, Autoridade de 
Confiança, Cadeia de Blocos, Computação de Borda, tecnologia 5G, Otimização 


PÁGINAS: 192
RESUMO:

O mercado de veículos conectados cresceu substancialmente nos últimos anos, 
fortalecendo a Internet dos Veículos (IoV). Esse ecossistema viabiliza 
tanto a conectividade entre veículos quanto com a infraestrutura dos 
sistemas de transporte inteligentes (ITS) e dispositivos de pedestres, além 
de proporcionar acesso a serviços da Internet e recursos de nuvens 
computacionais. Contudo, a adoção mais ampla da IoV com todo o seu 
potencial inovador para as cidades inteligentes depende fortemente de 
estratégias eficazes de segurança e privacidade. O processo de autenticação 
é um dos pilares fundamentais nesse contexto. Por um lado, a autenticação 
deve garantir que apenas veículos autorizados obtenham conectividade, 
armazenamento e processamento na IoV. Por outro, o processo de autenticação 
não deve degradar a qualidade de serviço (QoS) das aplicações de streaming 
de vídeo dos dispositivos dos passageiros conectados ao veículo ou das 
atualizações remotas de software automotivas (OTA). Esta tese, 
primeiramente, avalia estratégias para a autenticação de veículos em redes 
móveis de quinta geração (5G-V2X). São analisadas abordagens centralizadas 
baseadas em autoridade de confiança (TA) e soluções distribuídas com 
suporte de cadeias de blocos (blockchain). A abordagem baseada em 
blockchain emprega os algoritmos de consenso PoW (Proof of Work) e PoS 
(Proof of Stake). Uma arquitetura em camadas para IoV, com suporte à 
segurança, é proposta com a incorporação dos dois métodos de autenticação 
em ambiente de computação de borda (edge) e nevoeiro (fog). Por fim, a tese 
propõe um arcabouço inteligente para a tomada de decisão ciente de contexto 
utilizando otimização bayesiana para a seleção do método de autenticação. 
Os mecanismos, componentes e arquitetura desenvolvidos nesta tese foram 
implementados e avaliados usando o simulador de eventos discretos OMNeT++, 
o simulador de redes para ambientes veiculares VeinS e o simulador de 
tráfego intermodal SUMO. Os dados de tráfego para a região simulada foram 
obtidos a partir de sensores da CTTU, localizados na Avenida Agamenon 
Magalhães, em Recife-PE, Brasil. Esses dados permitiram capturar a 
variabilidade e complexidade do ambiente real, facilitando a modelagem das 
simulações e a avaliação das diferentes soluções. Os resultados mostraram 
que o processo de tomada de decisão para a seleção do método de 
autenticação SIMA-IoV, consegue se adaptar aos diferentes cenários de 
mobilidade e carga na rede. Com o emprego da computação de borda, 
distribuída entre as estações rádio base 5G para o processo de mineração da 
blockchain, a proposta obteve resultados da ordem de milissegundos para a 
métrica de atraso de autenticação, o que garante a qualidade e continuidade 
dos serviços para as aplicações no contexto V2X em ambiente de alta 
mobilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1277234 - CARLOS ANDRE GUIMARAES FERRAZ
Externa à Instituição - ANDRILENE FERREIRA MACIEL
Externo à Instituição - ANTÔNIO CORREIA DE SÁ BARRETO NETO - IFPE
Externo à Instituição - FERNANDO FERREIRA DE CARVALHO - UPE
Externo à Instituição - OZONIAS DE OLIVEIRA BRITO JUNIOR - UFPI
Notícia cadastrada em: 02/08/2024 09:33
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