TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA À MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM PARA INOVAÇÃO EM EQUIPES MULTIDISCIPLINARES
Motivação/Desmotivação, Engajamento/Desengajamento,
Educação para Inovação, MO-DM, Motivation-Oriented Decision-Making, EVC
Durante a aprendizagem de inovação, estudantes trabalhando em equipes
precisam tomar muitas decisões que são inerentes e essenciais aos processos
e projetos. No entanto, essas escolhas podem causar desmotivação e
desengajamento (D&D), impactando negativamente a equipe. Este trabalho foi
pioneiro em identificar as principais causas de D&D na Educação para
Inovação (EI). Decisões com baixas expectativas de execução, pouco
valorizadas e bastante custosas são fontes primárias de efeitos
prejudiciais à aprendizagem e ao time, como atrasos, sobrecarga, notas
baixas, resultados insatisfatórios e desistências. Para entender melhor o
problema, propor e testar uma solução, foram realizados estudos
experimentais com 209 alunos de uma Universidade Federal e 25 alunos de um
Instituto Federal. Ferramentas como o EVC (Expectancy-Value-Cost), o AMS
(Academic Motivation Scale), o SDI (Self-Determination Index) e o SCEQ
(Student Course Engagement Questionnaire) foram usadas para medir a
motivação e o engajamento. As conversas das equipes foram analisadas
através de uma ferramenta de NLP (Natural Language Processing) e
entrevistas semiestruturadas foram conduzidas durante a execução dos
projetos, sempre com foco no problema e na solução. O Kappa de Fleiss foi
usado para medir a concordância entre os alunos, enquanto o coeficiente de
correlação de Pearson avaliou a relação entre os resultados encontrados. Os
achados estão em consonância com várias teorias, incluindo a Teoria da
Autodeterminação, a Teoria do Conflito da Tomada de Decisão e a Teoria do
Engajamento do Aluno. O modelo MO-DM (Motivation-Oriented Decision-Making)
foi proposto como solução. Com ele, é possível identificar como os níveis
de motivação e engajamento dos estudantes serão impactados a cada decisão,
tanto positiva quanto negativamente. Uma decisão de projeto de software
como, por exemplo, “Qual linguagem de programação será utilizada?”, passa a
ser vista sob uma nova perspectiva: Qual linguagem de programação trará
mais impactos positivos na motivação e no engajamento da equipe? Essa visão
promove melhores debates e propicia escolhas que considerem, também, esses
aspectos. Antecipar desmotivações e desengajamentos permite monitorar e
assistir os estudantes mais impactados. Uma ferramenta pública e de código
aberto (https://github.com/alvaromagnum/MO-DM e
https://mo-dm.azurewebsites.net) foi criada para implementar o modelo, com
vídeos de apresentação disponíveis
(https://figshare.com/articles/media/MO-DM-Presentation_mp4/20054975 e
https://figshare.com/articles/media/MO-DM_Motivation-Oriented_Decision-Making_V2/25377745}).
Na prática, a utilização do MO-DM em aumentou a motivação e o engajamento
dos estudantes em 9,15% e a motivação intrínseca em 15,59%. Além disso,
82,86% das avaliações foram positivas, com 92,19% de concordância entre os
alunos. Houve uma forte relação entre motivação, engajamento e desempenho,
com coeficientes de correlação de Pearson superiores a 0,92. Os dados
indicam a solidez e a não aleatoriedade dos resultados. O MO-DM tem o
potencial de ser aplicado em contextos de trabalho colaborativo, tomada de
decisão e preocupação com motivação e engajamento.