Analisando a Efetividade do PBL no Ensino de Programação de
Software: Um Estudo Qualitativo em uma Turma Heterogênea
Ensino em Computação. Problem-Based Learning. Programação
de Software. Turmas heterogêneas
Na educação de computação, o ensino de programação de software é visto como
um dos principais desafios devido a diversidade de linguagens e paradigmas,
além da constante evolução das tecnologias e necessidades do mercado de
trabalho. As abordagens ativas de aprendizagem, tais como os modelos
baseados em projetos e problemas têm sido utilizados para contornar alguns
desses desafios. No entanto, a diversidade de metodologias e formas de
adoção destes modelos geram dúvidas quanto à efetividade da abordagem de
aprendizagem utilizada, porque os resultados podem variar
significativamente conforme o contexto educacional e as habilidades dos
estudantes, dificultando a generalização dos benefícios observados. Em
cenários onde esta diversidade se estende aos perfis dos alunos, como
acontece em turmas heterogêneas, esta perspectiva pode revelar informações
importantes para apoiar o professor em suas estratégias de ensino. Assim,
este estudo investiga a percepção dos estudantes quanto aos princípios do
Aprendizado Baseado em Problemas (no inglês, Problem-Based Learning ou PBL)
no ambiente de aprendizagem de programação de software em turmas
heterogêneas. O objetivo deste estudo é avaliar como a conformidade com os
princípios relacionados aos problemas, ambiente de aprendizagem, capital
humano, processos, conteúdo de apoio e modelo de avaliação afeta a
efetividade do PBL, considerando a diversidade de conhecimentos,
habilidades e atitudes dos alunos no trabalho em grupo. Para isso, foi
realizado um estudo de caso qualitativo em uma turma de programação de
software heterogênea, utilizando observação participante, questionários e
análise documental. As contribuições potenciais incluem melhorias práticas
do ensino de programação, avanços no entendimento da interação e
aprendizado, e a promoção de uma educação mais eficaz e engajadora a partir
de abordagens ativas como PBL. Os resultados indicam uma relação positiva
entre a implementação da abordagem PBL e o aumento de retenção de
conhecimento, habilidades e atitudes. No entanto, foi observado que alguns
estudantes enfrentam dificuldades tanto na fase inicial do planejamento
quanto na interação com o ambiente durante a resolução de problemas.
Espera-se que os resultados auxiliem no estímulo à adoção de estratégias de
ensino estimulantes na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, em
constante evolução na área de computação, contribuindo para uma sociedade
digitalmente capacitada.