Proposta de Melhoria em um Portal Governamental: Uma Abordagem
baseada na Usabilidade e Experiência do Usuário
Transferegov.br; Sistemas Governamentais; Design Centrado
no Usuário; Usabilidade; Experiência do Usuário
O objetivo desta pesquisa é desenvolver e avaliar uma proposta de melhoria
para o portal Transferegov.br, com os princípios de Design Centrado no
Usuário, visando melhorar a experiência do usuário e a usabilidade. Os
objetivos específicos incluem: (1) Compreender as funcionalidades atuais do
portal Transferegov.br, identificando suas limitações e oportunidades de
melhoria; (2) Propor melhorias no portal, fundamentadas nas limitações e
oportunidades identificadas, além da literatura científica; (3) Desenvolver
um protótipo que demonstre essas melhorias; (4) Avaliar a solução proposta
através da interação dos usuários com o protótipo, utilizando indicadores
de usabilidade e experiência do usuário. A pesquisa adota a metodologia de
Design Science Research (DSR), incorporando revisão bibliográfica,
entrevistas, prototipação e avaliação por meio de grupos focais e
questionários. A Proposta de melhoria do portal Transferegov.br foi
validada por meio de dois grupos focais e a aplicação de questionários
System Usability Scale (SUS) e User Experience Questionnaire (UEQ). O
primeiro grupo focal, composto por 6 representantes de dois órgãos
governamentais, avaliou a viabilidade considerando limitadores
orçamentários e de recursos humanos. O segundo grupo focal, com 5 analistas
da Caixa Econômica Federal, focou na usabilidade e experiência do usuário.
Os analistas atribuíram ao protótipo uma pontuação média de 79 no SUS,
indicando níveis de usabilidades "Aceitável" e "Bom", em comparação com a
pontuação 36,5 do Transferegov.br atual, que indicava níveis “Não
aceitável” e “Pobre”. O UEQ classificou a experiência do usuário da
proposta entre os 10% dos melhores produtos avaliados, enquanto o
Transferegov.br foi avaliado entre os 25% piores. Além disso, foram
fornecidas sugestões para o refinamento da proposta. Conclui-se que as
melhorias propostas têm um impacto positivo na usabilidade e experiência do
usuário. A metodologia aplicada pode ser adaptada para outros sistemas
governamentais, ampliando o impacto positivo para diferentes sistemas e
grupos de usuários.