ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NA UFOPA: DIAGNOSTICO DE BARREIRAS E SOLUCOES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA DISCENTES COM DEFICIENCIA AUDITIVA
acessibilidade comunicacional; deficiência auditiva; tecnologia assistiva; inclusão educacional; ensino superior.
A acessibilidade comunicacional é um dos pilares fundamentais para garantir a inclusão de pessoas com deficiência auditiva no ensino superior, assegurando-lhes condições equitativas de aprendizagem e participação acadêmica. Na Universidade Federal do Oeste do Pará, embora existam avanços institucionais voltados à acessibilidade, ainda persistem barreiras que limitam o acesso à informação e comprometem a permanência de estudantes com surdez total ou parcial. Este projeto tem como objetivo analisar as estratégias adotadas pela Ufopa para assegurar a acessibilidade comunicacional, identificando as barreiras existentes e avaliando como tem ocorrido a utilização dos recursos disponíveis. A pesquisa será desenvolvida com abordagem qualitativa e caráter exploratório, envolvendo entrevistas semiestruturadas com servidores técnicos, docentes e estudantes, além da análise de documentos institucionais que tratam de acessibilidade e inclusão. A análise dos dados será conduzida por meio da técnica de análise de conteúdo, buscando compreender os desafios e potencialidades do contexto estudado. Espera-se, ao final, apresentar recomendações para o aprimoramento das políticas institucionais e elaborar um Guia Prático de Tecnologias Assistivas, com propostas viáveis para ampliar a acessibilidade comunicacional e promover uma educação superior mais inclusiva para estudantes com deficiência auditiva na Ufopa.