Impacto do Programa de Tutoria de Pares na formação dos estudantes Tutores no IFPE campus Afogados da Ingazeira.
Tutoria de Pares, Inclusão, Educação Especial
O projeto tem como objetivo principal investigar os impactos do Programa de Tutoria de Pares na formação dos estudantes tutores no IFPE campus Afogados da Ingazeira, buscando compreender como essa experiência contribui para o desenvolvimento de suas competências acadêmicas, sociais e interpessoais. A pesquisa fundamenta-se em políticas públicas de inclusão, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Política Nacional de Educação Especial (PNEE), que garantem o direito à educação inclusiva e de qualidade para todos. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter exploratório e natureza aplicada, utilizando a Técnica Q, desenvolvida por William Stephenson, para analisar as percepções dos tutores sobre o programa. Os participantes da pesquisa serão estudantes tutores que atuaram no programa por, no mínimo, um semestre completo. A coleta de dados ocorrerá por meio de entrevistas estruturadas, em que os participantes classificarão afirmações em uma escala de 0 a 10, permitindo a análise de padrões de pensamento e a definição de perfis típicos de tutores. O estudo busca identificar os pontos positivos e desafios enfrentados pelos tutores, contribuindo para a compreensão do impacto do programa em sua formação acadêmica e pessoal.