PROVAOUHISTÓRICOESCOLAR? ARELAÇÃOENTREOSMÉTODOSDESELEÇÃOEORENDIMENTO /PERMANÊNCIADOSESTUDANTESDECURSOSTÉCNICOS SUBSEQUENTESDOIFPE3a EXPANSÃO
Método de seleção; rendimento escolar; ensino técnico.
A pesquisa tem como objetivo principal avaliar a influência dos métodos de seleção
de ingresso de estudantes (prova e análise de histórico escolar) no rendimento
acadêmico e na evasão nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de
Pernambuco, com foco nos campi da 3a expansão (Abreu e Lima, Cabo de Santo
Agostinho, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares e Paulista). A
pesquisa surge, assim, a partir do questionamento sobre a efetividade e equidade
desses processos seletivos, considerando que a seleção por prova é tradicionalmente
vista como meritocrática, ao dar aportunidade a ingressantes que supostamente terim
melhor desempenho acadêmico. No entanto, ainda há incertezas sobre como essas
formas de ingresso impactam a permanência e o desempenho acadêmico dos
estudantes. Quanto à metodologia, adotou-se uma abordagem quali-qanti, com
análises estatísticas descritivas e inferenciais, (Figueirero Filho, 2019), utilizando
dados extraídos do sistema de gestão acadêmica do IFPE e aplicação de questionários
para avaliar a percepção docente sobre o rendimento dos estudantes quanto ao método
de ingresso destes. A amostra coletada contém mais de 14 mil linhas de dados de
alunos e contempla a integralidade dos estudantes ingressantes entre os anos de 2014
e 2024 nos Cursos Técnicos Subsequentes, agrupando-os de acordo com a modalidade
de ingresso e a trajetória acadêmica. A coleta e análise dos dados permitirão
identificar padrões de rendimento e evasão associados a cada método seletivo, além
de avaliar variáveis dependentes como cota, escola de origem e campus . O estudo
busca fornecer subsídios para aprimoramento das políticas de acesso e permanência
estudantil, resultando na construção de um sumário executivo e painel interativo em
PowerBI para visualização dos dados e tomada de decisão institucional.