Estrategias de Planejamento Orcamentario na Assistencia Estudantil: Um Estudo de Caso no IFPE Campus Ipojuca
Execução Orçamentária; Assistência Estudantil; Política Pública; IFPE Campus Ipojuca.
A assistência estudantil é um componente vital no contexto educacional contemporâneo, visando assegurar a equidade de oportunidades no acesso à educação de qualidade. O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) destaca-se como uma instituição de ensino que se empenha em atender às necessidades de seus estudantes por meio de políticas e programas de assistência estudantil. No entanto, a eficácia na execução dos recursos destinados a essas políticas é uma questão de significativa relevância, diretamente relacionada à capacidade do IFPE em cumprir sua missão educacional.
Este projeto de mestrado visa identificar os fatores que dificultam a execução completa dos recursos destinados à política de assistência estudantil no IFPE Campus Ipojuca. A pesquisa pretende analisar os processos de alocação, execução e gestão orçamentária, bem como propor soluções que promovam a utilização desses recursos em sua integralidade.
A assistência estudantil não se limita apenas a garantir a permanência dos estudantes na instituição, mas também desempenha um papel crucial no desenvolvimento de um ambiente educacional inclusivo e de qualidade. Portanto, compreender como os recursos são alocados, utilizados e, em alguns casos, não executados, é fundamental para assegurar que as políticas de assistência estudantil alcancem seu objetivo de apoiar os estudantes de forma eficaz.
Ao longo deste estudo, será realizada uma análise detalhada dos processos de alocação de recursos, identificação das causas da não execução do orçamento, e busca de soluções para otimizar a utilização dos recursos da assistência estudantil. A partir de uma abordagem qualitativa de estudo de caso comparativo, serão investigados os aspectos institucionais, administrativos e operacionais que influenciam a alocação e a execução dos recursos destinados aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A análise se concentrará no período de 2014 a 2024, utilizando dados orçamentários oficiais, documentos institucionais e questionários aplicados a servidores diretamente envolvidos na gestão do orçamento da assistência estudantil. Serão considerados tanto os aspectos financeiros quanto os procedimentais envolvidos no planejamento e execução desses recursos.