EVASAO ACADEMICA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS A PERMANENCIA ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARA
evasão acadêmica; ensino superior; permanência estudantil; políticas públicas educacionais.
O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os fatores associados à evasão acadêmica nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no período de 2018 a 2024. Adota-se o conceito de evasão de curso como o desligamento do estudante sem a conclusão do curso originalmente iniciado. A pesquisa utilizará abordagem metodológica mista, articulando dados quantitativos extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) com dados qualitativos obtidos por meio da aplicação de questionário a uma amostra de estudantes evadidos dos institutos ICED e IEG. A análise quantitativa será feita por estatística descritiva e a qualitativa com base na análise de conteúdo proposta por Bardin. O estudo busca compreender o perfil dos alunos evadidos, identificar os principais motivos da evasão e propor medidas institucionais que contribuam para o fortalecimento das políticas de permanência estudantil. Espera-se que os resultados subsidiem ações mais eficazes e contextualizadas no âmbito da gestão acadêmica da UFOPA.