MUDAR PESSOAS PARA TRANSFORMAR GESTOES: mensuracao da
capacitacao direcionada de servidores tecnicos da UFOPA que atendem discentes
indigenas.
Gestão; capacitação de servidores técnicos; UFOPA; indígenas.
Os Técnicos Administrativos Educacionais (TAEs), possuem qualificação
adequada para prestar o acolhimento e apoio aos estudantes indígenas
universitários? Essa mensuração na qualificação dos servidores TAEs, também
conhecidos como servidores administrativos e, no atendimento aos estudantes
indígenas, conforme as Políticas de Ações Afirmativas da UFOPA. A partir da coleta
de dados por entrevistas, o desenho da pesquisa utilizará séries temporais para
comparar o contexto antes e depois da implantação da Política na instituição,
estimando as ações de qualificação ofertadas aos TAEs.
A pesquisa também buscará quantificar o número de capacitações promovidas
para o atendimento aos estudantes indígenas em cada campus. Acredita-se que os
resultados desta pesquisa poderão contribuir para fundamentar novos estudos sobre
o tema e orientar a formulação e implementação de programas de qualificação para
servidores na instituição de ensino, especialmente no campus com um público
expressivo de estudantes indígenas.
Com finalidade de detalhamento sobre o assunto, foi realizado um diagrama
espinha de peixe onde mostra as deficiências já conhecidas, porém não
documentadas e sem levantamento institucional sobre esse assunto e com o
respectivo público-alvo – TAEs que atendem estudantes indígenas – para melhor
promover qualificação profissional e melhorias no atendimento ao público estudantil
específico.
Os tópicos identificados no diagrama, podem ser diferentes em parte ou mais
específico a depender do setor analisado, contudo, os principais fatores identificados,
até o momento, por empirismo, na situação problema foram todos apresentados no
referido diagrama.