TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O PROCESSO DE INCLUSÃO DE DISCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS RECIFE
Autismo. Inclusão. Educação profissional.
Em que medida as ações para incluir discentes com transtorno do espectro autista atendem à legislação brasileira? Esta pesquisa pretende analisar a implementação de políticas públicas de inclusão educacional da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife, comparando as ações adotadas na instituição com o que está previsto nas leis. Trata-se de uma análise de implementação de políticas públicas na qual será utilizado o modelo top down, de cima para baixo. Para isso, será adotado o método misto, com finalidade exploratória, utilizando-se de análise documental e estudo de caso. A pesquisa qualitativa será realizada por meio de análise de documentos institucionais e a análise quantitativa por meio da aplicação de um questionário, via Google Forms, aos docentes. Como resultado espera-se expandir o conhecimento sobre autismo e inclusão; ampliar o debate sobre a inclusão de pessoas com TEA no âmbito da educação profissional; conhecer as práticas integradoras adotadas no IFPE; aumentar a visibilidade da temática na instituição; compreender as barreiras e limitações existentes na implementação dessas políticas; e contribuir para a formulação, aprimoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas ao TEA.