A BNCC EI COMO ELA (NÃO) É: Uma análise da implementação da BNCC nas creches
Implementação de políticas públicas, BNCC, BNCC EI, burocratas de nível de rua, creches, educação infantil, primeira infância, aprendizagem.
analisar a implementação da BNCC para a etapa da
Educação Infantil (BNCC EI) em creches públicas. Metodologia: a pesquisa é
preponderantemente do tipo qualitativa. A amostra foi composta por três creches da
Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife, Capital do Estado de Pernambuco.
Para a coleta dos dados, foram realizados procedimentos de observação em sala de
aula, entrevistas com profissionais e mães de alunos, além da análise documental
sobre os Projetos Político-Pedagógicos e a documentação relativa à avaliação
formativa. Para a análise dos dados, foram utilizados o método da análise de conteúdo
categorial ou temática, os achados da análise documental e a análise léxica do corpus
textual das entrevistas com o auxílio do software Iramuteq. A interpretação dos
resultados foi realizada a partir do movimento dialógico dos dados com o referencial
teórico da pesquisa e da análise conjunta dos achados obtidos via triangulação dos
dados. Principais resultados: constatou-se que a BNCC EI não está efetivamente
implementada nas creches, não tendo sido observado uma organização curricular por
campos de experiências que contemple toda a jornada educativa ou que expresse um
planejamento centrado nas experiências da criança e na sua aprendizagem. Em
relação aos fatores que influenciam no comportamento dos agentes implementadores,
o controle do espaço para a discricionariedade e a interação com os usuários da
política mostraram-se como os mais significativos para o processo de implementação
da BNCC nas creches.