PPGPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA (REDE) - CFCH DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - CFCH Téléphone/Extension: (81) 2126-8297

Banca de DEFESA: PAULO LIMEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO LIMEIRA DA SILVA
DATA : 13/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Remota
TÍTULO:

A FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A vontade de potencia e o pensamento criativo.


PALAVRAS-CHAVES:

 Vontade de potência. Educação. Cultura.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este trabalho possui como meta propor um ensino básico que promova um maior contato entre o estudante do ensino fundamental e a filosofia ou questões de cunho filosófico. A despeito do oferecimento da disciplina no ensino médio pela maioria das escolas, é interessante que o aluno tenha a oportunidade de se familiarizar com esse saber, especialmente o estudante do 9o ano do ensino fundamental, tendo em vista a iminência do ensino médio e as escolhas que, inevitavelmente, terá de fazer no que se refere a profissão. Além disso, o trabalho aborda considerações sobre uma pedagogia que priorize a cultura e a criação artística com a compreensão de que isso contribui para a uma educação que estimula o estudante a pensar em torno da natureza de muitas ideias e valores que integram o ambiente cultural. Desse modo, buscou-se referências e inspiração em obras de Nietzsche, filósofo alemão, para quem educação e cultura são indissociáveis, mas que, em função de demandas econômicas, ocorrem rupturas — o que compromete e fragiliza a formação dos jovens que, em vez de serem encaminhados na direção da “cultura autêntica”, se voltam para produção de “homens comuns”. Por isso a importância de meditar em torno da questão central do pensamento nietzschiano, “vontade de potência”, visando uma melhor compreensão das hipóteses sobre as pulsões de afirmação da vida. E, por conseguinte, foi realizado trabalho em sala de aula com a finalidade de estabelecer uma relação destas reflexões com a prática de ensino. Esse trabalho de intervenção orbitou em torno da relação entre o que já se conhece sobre
filosofia e o que os estudantes já sabem ou não sobre o que se quer dizer quando a palavra “filosofia” é abordada. Isso a poucos meses antes destes alunos terem de fato a filosofia na forma de disciplina, que ocorrerá concomitantemente com a preparação para o ingresso no ensino superior.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Externo à Instituição - KARL HEINZ EFKEN - UNICAP
Interno - 1198767 - SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
Notícia cadastrada em: 11/08/2025 15:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11