PPGPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA (REDE) - CFCH DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - CFCH Téléphone/Extension: (81) 2126-8297

Banca de DEFESA: MARCOS IGOR CARNEIRO DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS IGOR CARNEIRO DE FREITAS
DATA : 28/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM O ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA DESDE O EXISTENCIALISMO DE SARTRE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Filosofia, Existencialismo, Jean-Paul Sartre, Sequência Didática, Educação Crítica.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

O ensino de Filosofia no Ensino Médio tem sido constantemente questionado quanto à sua relevância e aplicabilidade, especialmente diante das políticas educacionais recentes. Esta pesquisa busca demonstrar a importância do pensamento filosófico na formação dos estudantes, utilizando o existencialismo sartriano como eixo central para a construção de uma sequência didática aplicada a uma turma do 1º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada seguiu a abordagem qualiquantitativa, combinando análises qualitativas e quantitativas para avaliar o impacto da intervenção pedagógica na compreensão dos alunos sobre conceitos como liberdade, responsabilidade e autenticidade. A sequência didática desenvolvida baseou-se na metodologia dos quatro passos de Silvio Gallo: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Como estratégia de sensibilização, utilizou-se a história de Pinóquio, explorando suas conexões com a filosofia existencialista. A problematização envolveu a discussão de dilemas éticos e a relação entre escolhas individuais e construção da identidade. Na fase de investigação, os estudantes analisaram trechos da obra O Existencialismo é um Humanismo, de Sartre, refletindo sobre a liberdade e suas implicações. Por fim, na etapa de conceituação, os alunos sistematizaram seus aprendizados e aplicaram os conceitos em discussões e atividades reflexivas. Os resultados indicam que a abordagem favoreceu a apropriação dos conceitos filosóficos pelos estudantes, promovendo maior engajamento e reflexão crítica. Além disso, a conexão entre filosofia e experiências cotidianas mostrou-se eficaz para tornar o ensino mais significativo. Conclui-se que a Filosofia, quando trabalhada de maneira dinâmica e contextualizada, pode contribuir para a formação de indivíduos mais conscientes e preparados para os desafios da vida em sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADAILTON PEREIRA DE MELO
Presidente - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Externo à Instituição - WALTER MATIAS LIMA - UFAL
Notícia cadastrada em: 24/02/2025 10:24
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