AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
Autonomia, emancipação, Ensino de Filosofia
Nossa proposta de pesquisa, teve como campo, a escola Estadual Francisco Leão, situa no município de Rio Largo em Alagoas. É uma escola de tempo Integral, conta com 12 salas de aula, 1 sala de recursos (EEA), 21 funcionários, 44 professores, entre eles, 3 de Filosofia, com uma estrutura razoável. Os Programas PaLEI, Escola 10, Professor mentor e Pé-de-meia, além do Dot.
Organizamos a intervenção da necessidade do tempo e da série, a qual foi realizada em uma turma de segundo ano, por dispor de um tempo maior de aulas, que além da disciplina de filosofia, também a disciplina de aprofundamento chamada Cultura e Identidade. A princípio a turma contava com 38 estudantes que foi dividida em grupos, a partir da habilidade e identificação de cada grupo. A turma do segundo ano foi também escolhida por ser as únicas que tenho aulas de Filosofia.
A proposta teve como objetivo construir uma revista no intuito de demonstrar a capacidade da inteligência igualitária de aprender sozinhos sem a tutoria do mestre e que os levasse a uma possível “emancipação intelectual “, e autonomia do conhecimento e pensamento individual e coletivo da/os estudantes, sem que a professora lhes dissesse o que fazer. Apenas os apoiando para que o trabalho fosse desenvolvido.