NIETZSCHE E A EDUCAÇÃO – A TRANSVALORAÇÃO DE TODOS OSVALORES E O ENSINO MÉDIO
Valores morais; Educação e cultura; Ensino de Filosofia no Ensino Médio; Nietzsche
Tendo como eixo central as grandes teses de Nietzsche, esta pesquisa objetiva discutir a forma como os conceitos morais podem ser trabalhados no Ensino Médio. Segundo perspectivas educacionais que enfatizam o uso da língua materna, assim como o entendimento da fluidez do conceito de transvaloração em épocas distintas, buscou-se aqui estabelecer um debate sobre o ensino de Filosofia e sua relação com a cultura e a sociedade, utilizando como referência obras de Friedrich Nietzsche, principalmente: Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino (1872) e Genealogia da moral (1887), nas quais exploramos a análise conceitual. Problematizamos, em que medida a transvaloração dos valores morais proposta por Nietzsche é significativa para o processo educacional, mais especificamente para o Ensino Médio. Quanto à metodologia empregada, estruturamos nossa intervenção pedagógica em uma sequência didática com base no método dos quatro passos pedagógicos desenvolvido por Gallo (2012): (sensibilizar, problematizar, investigar e conceituar). Primeiro Passo: Sensibilização, uso da música como elemento não filosófico, mormente as letras para introduzir a temática dos valores morais. Segundo Passo: Problematização, identificação de conceitos como valores morais, questões éticas, direitos humanos, temas ambientais, sociais e culturais. Terceiro Passo: Investigação, análise de textos nietzschianos com o método regressivo. Quarto Passo: Conceituação, aplicação dos conceitos à realidade atual, com apresentações de seminários e slides. Concluímos que a música facilitou a transposição didática dos conceitos filosóficos. A transvaloração mostrou-se significativa para reflexões sobre moralidade e educação. O método dos quatro passos foi eficaz para engajar os alunos em debates críticos. A dissertação está estruturada em três partes: Parte I: Análises teóricas – Nietzsche e a educação: a transvaloração como proposta para o Ensino Médio. Crítica aos sistemas tradicionais de ensino. Parte II: A fisiologia da genealogia – O método genealógico como ferramenta pedagógica. Influência da genealogia na construção do conceito de valoração. Parte III: Intervenção pedagógica, relato da aplicação da sequência didática. Resultados: aproximação dos conceitos nietzschianos com a realidade dos alunos por meio da música. A sequência didática foi realizada em uma turma do Ensino Médio na EREM João Fernandes da Silva, no município de São João, PE.