PPGPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA (REDE) - CFCH DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - CFCH Teléfono/Ramal: (81) 2126-8297

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON OLIVEIRA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON OLIVEIRA RODRIGUES
DATA : 30/05/2025
LOCAL: Online
TÍTULO:

O CONCEITO DA BANALIDADE DO MAL NA CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA NEONAZISTA NAS ESCOLAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL ANÍBAL CARDOSO EM IPOJUCA-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Banalidade do Mal; Educação; Neonazismo; Ensino de Filosofia.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em construção do Mestrado Profissional em Filosofia pela UFPE. Propomos neste projeto refletir acerca do neonazismo a partir de um diálogo com a pensadora Hannah Arendt em torno das suas obras “O Julgamento de Eichmann” e “As Origens do Totalitarismo” com foco no conceito de Banalidade do Mal, percebendo os impactos dessa ideologia na sociedade e como a filosofia pode levar os estudantes a uma reflexão que lhes possibilite acesso a mais uma contribuição na desconstrução de tais pensamentos. Propomos como campo de estudo a turma do 1º Ano C 2024.1 e 2024.2 na Escola Estadual Aníbal Cardoso, situada em Nossa Senhora do Ó, Ipojuca, Pernambuco. Para esta reflexão, lançamos mão da seguinte questão: Como a reflexão filosófica em sala de aula pode contribuir para a conscientização dos estudantes acerca do neonazismo? Compreendemos que conforme Arendt aponta, a falta de reflexão pode levar as pessoas a praticar atos de tamanha horrorosidade. Pretendemos, portanto, a partir do nosso problema de pesquisa, refletir em torno do pensamento arendtiano sobre as ideias neonazistas identificando aspectos dessa ideologia na atualidade e intervindo com base em uma construção educacional e filosófica com vistas a conscientização dos estudantes. Nosso trabalho, sugere que o ensino de Filosofia no Ensino Médio pode colaborar para a tomada de consciência acerca das ideias disseminadas pelo neonazismo nas escolas, por meio do pensamento filosófico de Arendt; entendemos que o processo de humanização do ser humano pode ser trabalhado em sala de aula, por meio da Filosofia no Ensino Médio, a partir da reflexão em torno do conceito de Banalidade do Mal em Hannah Arendt; visualizamos estabelecer uma análise filosófica e conceitual acerca do neonazismo a partir do pensamento de Hannah Arendt, Constatar que é possível trabalhar a reflexão filosófica com base no pensamento de Arendt a partir de uma metodologia didático-pedagógica desenvolvida a partir da cartilha de orientação do MEC (Ataque às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para ação governamental). Sendo assim buscamos estabelecer uma análise filosófica e conceitual acerca do neonazismo a partir do pensamento de Arendtiano em torno dos conceitos de Banalidade do Mal, Educação e Neonazismo. Tomaremos como abordagem a pesquisa qualitativa de natureza aplicada e objetivo exploratório, entendemos como método de análise dos dados o uso da Análise Textual Discursiva. Nossa perspectiva é que este trabalho possa dar subsídios práticos para contribuir com o avanço dessas ideologias nas escolas, fomentando a cultura de paz e ajudando na redução da violência concernente a ataques nas escolas do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CAROLINA TURQUINO TURATTO
Interno - 2617043 - FERNANDO JOSE DO NASCIMENTO
Presidente - ***.655.854-** - SÔNIA MARIA LIRA FERREIRA - UFAL
Notícia cadastrada em: 26/05/2025 17:04
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