LITERATURA E ENSINO DE FILOSOFIA: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NO ENSINO MÉDIO.
Ensino de Filosofia, Identidade, Filosofia, Literatura.
Tendo em vista a crescente tentativa de deslegitimar o ensino de Filosofia na Educação Básica e, em especial, a escassez dos materiais didáticos em direcionar reflexões filosóficas voltadas para os aspectos que envolvem a individualidade dos discentes, o presente estudo propõe, de forma interventiva, reflexões acerca do processo de construção da identidade partindo da leitura de duas obras de Clarice Lispector, seguindo uma proposta interdisciplinar. Não há a pretensão de fazer com que os estudantes envolvidos da pesquisa cheguem a uma conclusão exata sobre suas identidades, mas de estimular o pensar filosófico acerca delas no presente e no decorrer da sua vida. A fim de atingir os resultados propostos, foram realizadas Tertúlias semanais para garantir a consistência do aspecto artístico das obras literárias e sua fruição interpretativa, não as colocando na condição de pretexto para o fazer filosófico, e garantido uma relação respeitosa e harmoniosa entre Filosofia e Literatura.