Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIO CERQUEIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIO CERQUEIRA DOS SANTOS
DATA : 12/12/2025
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

O PENSAMENTO DIALÓGICO DE MARTIN BUBER E A FORMAÇÃO HUMANA:

Perspectivas para o Ensino de Filosofia como Experiência de Encontro.


PALAVRAS-CHAVES:

Martin Buber. Ensino de Filosofia. Formação Humana. Diálogo. Alteridade.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

As transformações socioculturais contemporâneas revelam uma crise de sentido nas relações humanas, marcada pelo enfraquecimento dos vínculos sociais, pelo individualismo e pela indiferença diante da alteridade. Esse cenário afeta os processos educativos, exigindo reflexões que ultrapassem os modelos técnicos e conteudistas de ensino em direção a uma formação humana integral, ética e dialógica. Nesse contexto, o Ensino de Filosofia, especialmente na educação básica, apresenta-se como um espaço privilegiado para práticas pedagógicas que promovam o diálogo, a escuta e a constituição do sujeito em relação com o outro. A filosofia do diálogo de Martin Buber (1878–1965) oferece fundamentos significativos para pensar a formação humana em tempos de fragmentação e desumanização. Em obras como Eu e Tu (2001) e Do Diálogo e do Dialógico (2017), o autor propõe uma ontologia da relação que compreende o ser humano como essencialmente relacional. A distinção entre as relações Eu–Tu, expressão do encontro autêntico, e Eu–Isso, marcada pela objetificação do outro, constitui o núcleo de sua filosofia, que inspira uma ética do encontro e da presença. A pesquisa parte da hipótese de que o pensamento dialógico de Buber pode subsidiar a ressignificação do Ensino de Filosofia como espaço de formação de sujeitos éticos e abertos à alteridade. Assim, busca responder: como o pensamento dialógico de Martin Buber pode fundamentar uma proposta de Ensino de Filosofia voltada à formação humana? De natureza qualitativa e abordagem teórico-bibliográfica, a pesquisa analisa obras de Buber e de autores contemporâneos sobre formação humana, ensino de Filosofia e pedagogia crítica. Pretende-se propor diretrizes pedagógicas que articulem o pensamento buberiano com as diretrizes curriculares nacionais, orientando práticas educativas centradas no encontro, na escuta e na responsabilidade diante do outro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Interno - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Externo à Instituição - MARCIO SANTOS MELO
Notícia cadastrada em: 10/12/2025 10:33
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