A EDUCAÇÃO DO HOMEM SEGUNDO PLATÃO: um contributo para o desenvolvimento integral dos jovens no ensino médio
Filosofia, Dialética Platônica, Educação Integral, Dialogicidade, Emancipação.
Este trabalho teve como finalidade analisar os impactos da aplicação da dialética platônica como prática pedagógica no Ensino Médio, tomando como referência a experiência desenvolvida na Escola Elisa Coelho, em Garanhuns (PE). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, caracterizando-se como estudo de caso. Foram realizados levantamento teórico-conceitual, implementação de rodas de conversa e debates inspirados na dialética socrático-platônica e entrevistas semiestruturadas com os estudantes participantes. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin, permitindo identificar categorias centrais como desenvolvimento da criticidade, fortalecimento do diálogo, ressignificação da Filosofia, melhoria nas relações interpessoais e familiares e valorização da escola como espaço de emancipação. Os resultados evidenciaram que a Filosofia, quando trabalhada de forma dialógica, contribui para a formação integral dos sujeitos, articulando dimensões cognitivas, éticas e sociais. Conclui-se que a experiência possibilitou aos alunos ampliar sua autonomia, exercitar a empatia, ressignificar o papel da Filosofia e fortalecer a percepção da educação como prática emancipatória.