JANE AUSTEN EM SALA DE AULA: UMA LEITURA ÉTICA FILOSÓFICA EM DIÁLOGO COM DAVID HUME
Austen. Ética. Filosofia. Hume. Literatura
Apesar dos múltiplos desafios com o ensino de Filosofia no Ensino Médio, trabalhar Filosofia e Literatura proporciona desenvolver aspectos essenciais de compreensão leitora de textos que despertem a atenção dos estudantes. Nesse sentido, perfazendo o ideário de leituras desenvolvidas pelos mesmos foi possível perceber o interesse em romances de época, trabalhados em sala de aula com a autora Jane Austen, cujo trabalho goza de popularidade e cujas obras vem sendo adaptadas para o cinema e a televisão. O trabalho realizado em sala de aula tem com eixo principal a obra “Orgulho e preconceito”. Os sentimentos constituem uma área intermediária entre o sensível e o intelectual. É o amor, o ódio, a tristeza, a esperança, o desespero, etc. É importante entender que os sentimentos não podem ser controlados em sua origem, ninguém escolhe por quem vai se apaixonar ou odiar, mas pode refletir e questionar. Austen, assim como Hume, com o qual se provocará um diálogo acreditavam que pela ação da inteligência é possível e desejável educá-los, o que constituiria a essência da felicidade. Pensar a educação ética e moral nos dias atuais exige um esforço dos profissionais em educação no sentido de sensibilizar os estudantes em relação à necessidade de comportamentos que promovam o bem-estar social, a solidariedade, a tolerância, o respeito às diferenças, a superação do orgulho e do preconceito. Nesse sentido, trabalhar a literatura de Jane Austen e fragmentos de textos de David Hume permitirá construir uma leitura crítica da realidade da época e traçar parâmetros de comparação com a realidade atual, sob a perspectiva de uma formação filosófica ética. Em “Orgulho e Preconceito” Austen não foge aos dilemas impostos pela secularização. Como a virtude religiosa não é mais o modelo da ação, impõe-se a tarefa de escolher o sistema de conduta mais adequado à vida moderna. O objetivo principal é estimular, a partir da literatura versus filosofia, com leitura de Jane Austen e David Hume, o necessário desenvolvimento de um possível senso de criticidade e sensibilidade ética, por parte dos estudantes, como uma alternativa necessária aos valores impostos pelo modelo capitalista vigente individualista, competitivista e excludente e daí refletir sobre a importância do estudo de literatura (em diálogo com Linguagens e suas Tecnologias), oferecendo a leitura contextualizada da narrativa de “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen e dos “Ensaios morais” de David Hume; entender a necessidade e o significado da ética nos dias atuais, especialmente as concepções dos estudantes a partir das leituras propostas e sua importância para os dias atuais; realizar um intervenção didática em sala de aula, no Ensino Médio, a partir da leitura e reflexão de textos e a construção de um olhar crítico sobre a realidade em que a escola, o ensino e a sala de aula encontra-se inserida, perscrutando a proposta pedagógica da BNCC e do Projeto Político Pedagógico da Escola, a partir de círculos de leitura e construção de um portfólio.